Croton é uma planta perene que cresce como arbusto na selva tropical da Malásia e leste da Índia. É difundida como planta de casa ornamental devido à sua cor de folhagem incomum. Ao criar sua casa, o problema da reprodução geralmente surge. Nem todo mundo sabe os caminhos da propagação de crótons - falaremos sobre isso mais tarde.
Como propagar croton em casa
A flor se propaga pelos métodos vegetativo (folha, estacas, estratificação) e generativo (sementes). Os processos em si não são absolutamente complicados, o principal é conhecer algumas sutilezas.
Você sabe Croton, ou códi variegado, foi introduzido na Europa após os anos 50 do século XIX e é o único representante em sua família.
Folha
Você pode tentar propagar a folha de cróton, mas é improvável que esse procedimento seja bem-sucedido. Uma folha de raiz única não é capaz de formar uma fuga. Também pode criar raízes, que provavelmente morrerão com o tempo. Para um resultado mais bem-sucedido, você precisa pegar uma folha com um pecíolo e um rim, que está em sua base. Quando colocado em um substrato, um rim adormecido acorda e dá uma nova vida. Aprofundar o pecíolo por 2-3 cm no solo. Então você deve criar condições de efeito estufa e esperar que as raízes apareçam. Ao mesmo tempo, não se esqueça de irrigar regularmente e ventilar a planta diariamente.
Vídeo: propagação de folhas de cróton
Estacas
É mais fácil propagar uma planta com estacas. Para enraizá-los, você pode usar água ou um substrato. O tempo gasto é praticamente o mesmo.
No chão
Para enraizar o caule no solo, você precisa preparar uma mistura de esfagno ou turfa e areia e preenchê-los com pequenos vasos.
Além disso, o processo fica assim:
- Um caule de 6 a 10 cm de comprimento é cortado da parte superior da planta e deve ter folhas saudáveis e um caule semi-lignificado. A fatia é tratada com carvão ativado.
- Lave as estacas, lave o suco e seque sobre o tecido por cerca de 2 horas.
- Remova a folhagem inferior e, na parte superior, corte metade da chapa.
- No vaso, faça buracos e coloque estacas neles, colidindo com o solo próximo. Em um vaso de flores, pode haver 2-3 pecíolos.
- Os pecíolos são cobertos com um copo de plástico e colocados em um local quente.
- Através da panela, rega as mudas é realizada para que o solo fique constantemente úmido. A transmissão diária é realizada.
- O fato de as raízes aparecerem será indicado pela superfície tensa das fatias das folhas. Geralmente, leva um mês e meio.
- Agora as plantas jovens podem ser plantadas em vasos.
Importante! Croton de corte possível a qualquer momento, mas melhor no meio da primavera, com o início da estação de crescimento.
Na água
A preparação das estacas é semelhante ao caso anterior.
As seguintes ações são executadas:
- O final do identificador é imerso em uma solução raiz. Para que a umidade evapore menos da planta, suas folhas devem ser torcidas em um tubo e presas com um elástico.
- O recipiente é coberto com um copo de plástico e colocado em um local quente e iluminado. Sob um copo, o talo não deve tocar nas folhas de suas paredes.
- A temperatura na sala onde a estufa está localizada deve ser +23 ... + 25 ° C. Pequenos desvios dessa faixa, mesmo que por pouco tempo, podem provocar o início de processos putrefativos e a morte de uma muda.
- Quando as raízes atingem 20 mm de comprimento, o caule pode ser plantado em um substrato com acidez neutra. É desejável que seja uma mistura de relva e terra frondosa, húmus, turfa e areia em proporções iguais.
Vídeo: propagação de cróton por estacas na água
Camadas de ar
Este método é melhor utilizado durante um período de descarga parcial da folhagem por uma flor.
- Em uma haste central careca, a uma altura de 0,1-0,2 m da folha inferior ou no solo com uma faca, faça uma incisão circular no córtex com 10 mm de largura.
- Seque bem a seção para que não escorra suco leitoso.
- Trate a ferida com heteroauxina ou raiz.
- Cubra a fatia com musgo molhado ou turfa e envolva a parte superior com um filme, fixe-a com um barbante. Deve fixar firmemente o fundo e encaixar-se livremente no topo, para que o corte respire e possa ser umedecido.
- As raízes aparecem após 35 a 45 dias. Será possível cortar o caule quando as raízes tiverem cerca de 40 a 50 mm de comprimento.
- O caule resultante é plantado em um vaso cheio de substrato e drenagem no fundo. Uma ou duas semanas, ele deve ser mantido sob um copo de plástico para manter a alta umidade. Ele precisa ser arejado todos os dias, pulverizado, irrigado através de uma panela.
Importante! Se você usa sementes colhidas por conta própria, elas precisam ser plantadas no mesmo ano, pois a taxa de germinação é rapidamente perdida.
Sementes
Esse método geralmente não é usado, pois consome muito tempo e é problemático. É aconselhável plantar as sementes coletadas na última década de fevereiro.
- Um recipiente raso de 20 a 25 cm de comprimento é adequado como recipiente.
- É preenchido com uma mistura de areia e turfa (2: 1) ou apenas areia. O solo está sendo umedecido.
- A semente é embebida por 12-15 horas em água e outras 2-3 horas em um estimulador de crescimento.
- A semente finalizada é colocada sobre o substrato e levemente pressionada 10 mm. Polvilhado com turfa por cima.
- O recipiente é coberto com um filme e mantido a uma temperatura de + 22 ° C. O solo é umedecido através de um palete.
- Após um mês, os brotos devem aparecer.
- Mudas fortificadas mergulham em vasos individuais.
Erros comuns de reprodução
Embora os processos descritos acima não sejam absolutamente complicados, os cultivadores inexperientes geralmente cometem erros devido aos quais suas flores crescem mal.
Você sabe Quando o croton chegou à Europa, os habitantes locais acreditavam que a flor só podia ser cultivada em altas temperaturas, por isso é impossível plantá-la em casa. Consequentemente, foi plantado apenas nas regiões do sul em jardins.
Entre os erros comuns estão os seguintes:
- Separação precoce da folha mãe de brotos jovens. Não é necessário se apressar para retirá-lo, pois é uma fonte de nutrição para uma planta jovem - deixe que os brotos cresçam e fiquem mais fortes.
- Transplante incorreto de plantas jovens. Ao removê-los do solo, não puxe, mas dobre-os de baixo para que as raízes pequenas permaneçam intactas. Você pode simplesmente virar o recipiente para a palma da sua mão, para que o próprio pedaço de barro desmorone, expondo as raízes.
- Aterragem incorreta. Você não pode se aprofundar no ponto de crescimento. Além disso, o primeiro pote que você precisa escolher o tamanho mínimo.
Regras para transplantes
Flores jovens fortalecidas e crescidas de croton acabam precisando de um transplante. O crescimento jovem precisa de uma mudança de capacidade anualmente, adultos - a cada três anos. É melhor realizar o procedimento de transplante de flores em ambientes fechados na primavera. O vaso é selecionado com um tamanho maior. Da antiga capacidade para o novo croton, se move por transbordo. É proibido separar a terra das raízes para não ferir as raízes. Você pode pegar qualquer solo pronto, o principal é que ele esteja presente: húmus, areia, turfa, terra decídua e gramada.
Pelo exposto, pode-se concluir que não é difícil criar croton em casa. E se você seguir todas as regras, mesmo um cultivador iniciante pode obter uma planta jovem.