As plantas de interior que crescem em condições limitadas de solo requerem cobertura adicional. O estado das plantas, sua saúde, crescimento, período de floração depende da ingestão de nutrientes nas raízes. Os fertilizantes de vários tipos enchem as prateleiras das lojas de flores; no entanto, em casa, você também pode preparar curativos não menos úteis e eficazes a partir de meios improvisados em casa.
Por que a alimentação é necessária?
Em condições naturais, quando as plantas vivem em campo aberto, recebem constantemente do solo as substâncias minerais necessárias para o crescimento. A entrada de minerais, neste caso, é praticamente ilimitada, pois, devido aos processos naturais de morte e decomposição de outros organismos, a terra é constantemente reabastecida com vários nutrientes. Portanto, as plantas praticamente não apresentam deficiência de minerais.No entanto, as flores de interior que crescem em vasos estão em uma quantidade limitada de solo. Eles consomem quase todos os nutrientes do solo em cerca de dois meses, mesmo que a panela seja muito grande. Depois disso, as plantas podem observar sintomas de deficiência de certos minerais.
Importante! A fertilização é necessária para as plantas de interior preencherem o déficit de substâncias minerais necessárias para sua vegetação completa.
Dependendo do período de vegetação em que a flor se encontra ou de quais problemas ela tem, o tipo de fertilizante necessário é diferente:
- fertilizantes nitrogenados - construir massa verde no início do crescimento ativo;
- fertilizantes de fosfato e potássio antes e durante a formação das flores - desde o momento da brotação até a formação das gemas;
- potássio - combater doenças fúngicas;
- cálcio - pela força e fortaleza de brotos e caules jovens emergentes;
- magnésio - para floração oportuna e formação de folhas fortes;
- ferro - para cores vivas de folhas e flores.
- o crescimento se torna mais rápido e mais ativo;
- uma massa foliar mais abundante é formada por folhas brilhantes e suculentas;
- o período de floração começa a tempo, a floração é abundante e mais longa;
- a cor dos brotos e folhas fica mais intensa;
- a planta adquire uma aparência esteticamente atraente;
- a saúde melhora, a flor parece forte.
Quando fertilizar as plantas
Ao transplantar para um novo solo, as flores não precisam ser alimentadas por algum tempo, pois o solo é significativamente enriquecido com todos os elementos úteis necessários. No entanto, com o tempo, ela se esgota e as plantas começam a sofrer com a falta de minerais.
O fato de as flores precisarem de fertilizantes e é hora de alimentá-las é evidenciado por esses sinais:
- desaceleração do crescimento;
- período de floração atrasado ou sua ausência;
- enfraquecimento das folhas - tornam-se finas, pequenas, letárgicas, fracas;
- palidez e perda de brilho da cor das folhas e pétalas de flores;
- queda de folhagem;
- amarelecimento das pontas das folhas, morte das folhas, formação de manchas nelas;
- suscetibilidade aumentada a várias doenças;
- baixa resistência a parasitas e fungos.
Esse fenômeno pode ocorrer dois meses depois que uma flor é transplantada para um novo solo. Mas se você começar a horta, precisará fazer muito mais esforço para ressuscitá-la.
Uma medida temporária de salvação pode ser um transplante de plantas em um novo solo. Mas, às vezes, isso é indesejável ou mesmo impossível devido aos processos fisiológicos que ocorrem com a flor - por exemplo, durante a floração ou frutificação.
Importante! Os minerais são necessários não apenas para o crescimento, mas também para a floração e frutificação. Portanto, se você souber quando suas flores começarão a produzir brotos, comece a alimentá-las algumas semanas antes desse ponto - elas florescerão muito mais abundantemente e mais brilhantes.
A fertilização do solo pode ser dispensada, exceto no período adormecido - no inverno, quando todos os processos vitais diminuem e o crescimento é interrompido. Na primavera, o processo de vegetação rápida começa. É durante esse período que a cobertura é mais necessária.
Regras básicas de alimentação
Apesar dos benefícios da cobertura, sua superabundância não será menos prejudicial que a deficiência. O excesso da mesma maneira diminui o crescimento e dá às plantas uma aparência dolorosa, e às vezes pode até levar à morte.Portanto, independentemente de você usar fertilizantes do fabricante ou naturais, preparados em casa, você deve levar em consideração as regras básicas para a aplicação de curativos para plantas de interior:
- Sempre considere os requisitos nutricionais das plantas individuais. Diferentes espécies requerem diferentes fertilizantes. Mesmo a mesma flor em diferentes períodos de crescimento exigirá uma composição diferente de minerais.
- Sempre vista-se de acordo com as instruções, se for do fabricante, ou as recomendações de jardineiros experientes, se você usar remédios populares. Isso evitará queimaduras nas raízes e uma superabundância de certos nutrientes.
- Siga sua programação de fertilizantes. Geralmente, as plantas precisam ser alimentadas em intervalos regulares no mesmo dia. É aconselhável não violar esta regra, então as flores receberão sistematicamente nutrição adicional na dose necessária.
- Escolha a hora da alimentação. Fazer isso em dias ensolarados é indesejável; é melhor fertilizar à noite ou pela manhã. Durante o dia, isso pode ser feito apenas se o dia estiver nublado e não estiver quente.
- Os fertilizantes líquidos devem sempre ser diluídos com água de acordo com a dosagem especificada nas instruções.
- Os fertilizantes líquidos só podem ser aplicados ao solo úmido. Quando aplicada ao solo seco, são possíveis queimaduras nas raízes.
- Você não pode alimentar as plantas imediatamente após o transplante em um novo solo. O período mínimo após o transplante é de 2 a 3 semanas.
- Se após um transplante a flor parecer muito forte e saudável por um longo tempo, não se apresse com fertilizantes. Nesse caso, eles podem ser feitos após 3 meses.
- Não alimente os casos em que os sintomas de qualquer doença são observados, especialmente se forem parasitas que vivem no solo ou apodrecem as raízes.
Tipos de fertilizantes para plantas de interior em casa
Todos os tipos de fertilizantes para plantas de interior são divididos em dois grupos principais - orgânico e mineral. Além disso, em um grupo separado, geralmente é comum atribuir fertilizantes naturais que são fáceis de preparar em casa a partir de produtos e materiais improvisados.
Orgânico
Esses fertilizantes são naturais, representando compostos orgânicos de origem animal e vegetal. Os mais comuns são:
- esterco;
- húmus;
- excrementos de pássaros (frango, ganso, pato, pombo);
- compostagem
- turfa;
- sapropel;
- vermicomposto;
- madeira cinza;
- farinha de osso.
Importante! Quando decomposta, a matéria orgânica libera minerais no solo, semelhantes aos encontrados em fertilizantes minerais industriais.
Mineral
Estes são vários concentrados inorgânicos acabados, produzidos de diferentes formas:
- fluido
- pílulas
- varas.
- potássio
- fósforo;
- nitrogênio
- nitrato: sódio, cálcio e amônia;
- sulfato de amônio;
- uréia.
- nitrato de potássio;
- sulfato de potássio.
- superfosfatos simples (até 20% de fósforo);
- superfosfatos duplos (até 50% de fósforo).
No entanto, além desses componentes básicos, a nutrição complexa pode conter outros minerais. Normalmente, os fabricantes chamam esses pensos de universais, pois contêm não apenas os minerais básicos necessários para as flores, mas também outros (magnésio, boro, sódio, molibdênio, cálcio, ferro etc.). Os fertilizantes universais costumam ser adequados para todos os tipos de plantas de interior.
Natural
Os fertilizantes naturais são a mesma matéria orgânica, acessível apenas a todos. Representa os meios presentes em cada casa e adequados para alimentar plantas de interior.Ele age da mesma maneira que um curativo orgânico especial - penetrar no solo, decompor-se, soltar a terra e liberar vários componentes minerais.
Importante! Produtos diferentes contêm uma composição e quantidade diferentes de certos minerais, portanto, é necessário selecionar o molho caseiro para cada planta específica e dependendo de suas necessidades.
Açúcar
O açúcar cristalino regular é ótimo para alimentar flores. Você pode usar açúcar de cana e beterraba.
Os benefícios do açúcar para as plantas são o seu alto teor de glicose. É a glicose necessária para o crescimento, a energia, o curso ativo de todos os processos da vida nos tecidos das plantas, o movimento do suco das raízes para o topo e para as folhas. Formas de aplicação:
- Pegue uma colher de sopa de açúcar, polvilhe na superfície da terra e despeje sobre ela.
- Dissolva uma colher de sopa de açúcar em 0,5 l de água. Regue as flores.
No entanto, lembre-se de que a glicose é útil e se torna um material de construção somente se uma condição importante for atendida - o contato com dióxido de carbono. Caso contrário, na sua ausência, o solo doce se torna um viveiro de mofo. Portanto, o açúcar deve ser adicionado à terra juntamente com as preparações que contêm microorganismos eficazes (preparações EM) - somente neste caso, o molho de cobertura terá um resultado positivo. Além disso, tais preparações (por exemplo, Baikal EM-1) estabilizam a microflora do solo, habitando-o com micróbios benéficos.
Ash
A cinza é uma substância natural que contém todo um complexo de minerais necessários para qualquer flora. As cinzas contêm quase todas as substâncias que as flores precisam para o seu pleno crescimento.
Acima de tudo, as cinzas naturais contêm potássio e cálcio, mas praticamente não há nitrogênio na composição. Portanto, esse fertilizante não é adequado para a formação de uma massa caduca densa. Mas a aplicação no solo antes da floração e frutificação contribui para uma floração mais abundante.No entanto, você não pode usar nenhuma cinza. Portanto, as cinzas obtidas da combustão do carvão não são apenas inúteis, mas também prejudiciais. Também é inaceitável o uso de cinzas, nas quais estão presentes materiais perigosos - polietileno, espuma de poliestireno, material de cobertura, borracha.
Contém a maior quantidade de potássio e é ideal para alimentar cinzas de madeira obtidas de:
- bétulas;
- salgueiro
- comeu;
- pinheiros.
- Trigo sarraceno
- topos de batata;
- Cereais;
- talos de girassol;
- urtigas;
- cisnes.
Formas de aplicação:
- Prepare uma solução aquosa em que 1 colher de sopa. uma colher de cinzas é agitada em 1 litro de água. Regue as flores com esta solução uma vez por semana.
- Ao transplantar plantas de casa ou durante o plantio inicial, misture uniformemente a cinza com o solo.
Você sabe A cinza do cigarro é boa para flores! Pode ser usado como cobertura. De fato, a cinza de cigarro é uma cinza de tabaco à base de plantas com uma rica composição mineral, que também contém metais e sais.
Usando cinzas de cigarro, o principal é não exagerar, a composição dessas cinzas é muito concentrada. Para preparar a alimentação, basta dissolver cerca de 15 g de cinza em 1 litro de água. Esse fertilizante pode ser aplicado apenas até 4 vezes durante o ano. Durante a floração, a frequência pode ser aumentada até 1 vez por mês.
Levedura
A partir do fermento, é possível preparar uma solução nutritiva para as flores e, por mineralização, será equiparada a fertilizantes minerais complexos de pleno direito.
A levedura atua como promotora de crescimento das plantas. Eles contêm muitas substâncias úteis, incluindo hormônios que aceleram o crescimento e são responsáveis pela diferenciação das células.No entanto, o principal benefício do fermento é que ele é principalmente fungos. Uma vez no solo, eles criam um ambiente favorável ao desenvolvimento da microflora natural da terra, o que aumenta significativamente o número de bactérias benéficas. As bactérias, por sua vez, começam a processar ativamente os orgânicos, a partir dos quais os minerais - fósforo e nitrogênio são liberados no solo como resultado desse processamento. No entanto, a quantidade de potássio e cálcio é significativamente reduzida; portanto, é recomendável suplementar sempre o fermento com cinzas - compensará a deficiência de minerais consumidos e desinfetará a terra.
Apesar de o fermento ser bastante viável, eles ainda são vulneráveis a bactérias mais resistentes. Portanto, você precisa trabalhar com este material, observando a limpeza. Também minimiza o efeito da levedura, sua combinação com os seguintes fertilizantes:
- grama
- excrementos de pássaros;
- estrume.
Você pode preparar o molho de levedura prensada e seca.Métodos de cozimento:
- Levedura convencional (prensada). Pegue um pedaço de 10 ge 1 colher de sopa. colher de açúcar, depois dilua os ingredientes em 1 litro de água morna.
- Levedura seca. Em 10 litros de água morna, dissolva 3 colheres de sopa. colheres de sopa de açúcar e 10 g de fermento seco.
Vídeo: Levedura para alimentar plantas de interior
O curativo resultante pode ser regado uma vez por mês. No entanto, devido à grande quantidade de nitrogênio formado, esse fertilizante é aplicado apenas durante o período de crescimento ativo - quando a parte aérea está se formando rapidamente.
Você sabe Graças ao molho de levedura, o rizoma pode aumentar até 10 vezes! O fertilizante age tão rapidamente que após três dias o crescimento da planta é perceptível.
Casca de ovo
Os benefícios deste fertilizante são controversos. Alguns jardineiros consideram as cascas de ovos trituradas como uma boa cobertura, porque contém uma boa quantidade de cálcio. No entanto, esta afirmação é duvidosa.Inshell cálcio está em um estado em que as plantas simplesmente não podem absorvê-lo. Além disso, um excesso desse material afeta negativamente a condição das flores e causa clorose nelas.
No entanto, cascas de ovos podem ser usadas como drenagem. Para fazer isso, é necessário moer, mas não muito finamente, para que não pareça pó. Em seguida, despeje uma camada de cerca de 2 cm no fundo da panela, para evitar a deterioração das raízes e afrouxar bem o solo.
Se você ainda deseja fazer fertilizantes com casca de ovo, use os seguintes métodos:
- Prepare a infusão. Para fazer isso, esmague a casca para um estado em pó e encha-a com água fervida. Deixe insistir por um período de 5 dias a 2 semanas. Depois disso, as flores podem ser regadas com infusão, como sempre, enquanto a terra seca.
- Moa a casca em pó e misture com o solo durante o transplante.
- Ferva os ovos e, com a água restante após o cozimento, regue as flores.
Importante! Cascas de ovos reduzem a acidez do solo, o que não é adequado para alguns tipos de plantas de interior.
Decocções de vegetais
A fertilização de flores de interior com decocção de vegetais não foi estudada completamente. Como ferramenta oficial, essa decocção não é usada e, de alguma forma, não afeta visivelmente as flores. No entanto, alguns jardineiros que testaram esse curativo dizem que esse fertilizante certamente não prejudica. O principal é que o caldo não contém sal e especiarias.
Casca de banana
A casca de banana contém um grande número de minerais úteis:
- potássio
- fósforo;
- magnésio
- Lave a casca de banana e corte em pedaços, coloque-os no fundo de uma jarra de litro para que encham a jarra até a metade. Encha o restante do tanque com água limpa. Deixe insistir por um dia. Após esse período, coe a água, descarte a casca e adicione o restante da água a 1 litro. Esta tintura pode ser regada com uma frequência de 1 vez em 2 semanas.
- Seque a casca de banana. Moer até um pó em um liquidificador ou moedor de café. Misture o pó resultante com o solo durante o transplante na proporção de 1 a 10. Regue bem o solo. Uma vez por mês, você pode adicionar um pouco de banana em pó.
Alho
Alho para flores de interior não é tanto fertilizante quanto proteção eficaz contra várias pragas e parasitas. Este remédio é mais eficaz contra:
- pulgões;
- Jays
- percevejos;
- ácaro;
- fungos e outros
Vídeo: Água de alho para regar plantas de interior
Método de cozimento:
- A infusão da cabeça do alho é preparada à base de 1 litro de água. Pegue uma cabeça de alho, descasque, pique e misture com água.
- Feche o frasco com uma tampa e coloque-o em um local escuro.
- Aguarde até 5 dias e coe o líquido.
- O concentrado resultante em sua forma pura não é adicionado aos potes, ele deve ser diluído - 1 colher de sopa. uma colher de concentrado de alho é diluída em 2 litros de água. Após o qual as plantas podem ser regadas 1 vez por semana.
Suco de aloe
Essa cobertura é considerada um estimulante biogênico - um remédio orgânico e natural que estimula efetivamente o crescimento sem causar dependência e não tem efeitos colaterais.
O suco de aloe é usado como ativador do crescimento. É adequado não apenas para flores durante a estação de crescimento, mas também para a germinação de sementes e mudas. Método de cozimento:
- Você pode usar apenas aloe velho, que tem 4 anos ou mais. Nesse aloe, já existe uma concentração suficiente de nutrientes, cuja deficiência experimenta as plantas jovens.
- Corte as folhas, envolva-as em filme plástico ou saco plástico e leve à geladeira por 10 dias.
- No final do período, moa as folhas e esprema o suco delas. Dilua 1 colher de chá de suco em 1,5 litros de água. Regue as flores internas uma ou duas vezes por semana.
Importante! O suco de aloe mais eficaz, envelhecido em local escuro e frio. Se essa condição não for atendida, sua eficácia declinando às vezes.
Como e como regar flores
Nem toda a água é adequada para regar plantas de interior. Portanto, a água do suprimento de água é indesejável para irrigação, pois contém uma quantidade razoável de cal e cloro. Portanto, é recomendável usar água purificada, filtrada, sedimentada ou fundida.
Às vezes, algumas coberturas com fertilizantes naturais podem, de acordo com as regras de uso, substituir a água por água limpa. Estes incluem:
- casca de banana;
- casca de ovo;
- levedura
- suco de aloe.
A rega de flores de interior é realizada de acordo com as seguintes regras:
- A rega é necessária de acordo com os requisitos de cada planta em particular: algumas precisam de rega excessiva ou abundante e outras precisam de moderada ou rara.
- No inverno, você precisa regar de manhã e no verão à noite.
- A drenagem é obrigatória para todas as plantas, pois evita o congestionamento de umidade no fundo da panela e evita o apodrecimento do sistema radicular.
- As folhas de nem todas as plantas adoram água. Alguns podem ser regados apenas em uma panela, enquanto outros precisam ser pulverizados com folhagem.
- Você não pode pulverizar flores durante o dia, especialmente se estiverem expostas à luz solar direta. Isso leva a queimaduras nas folhas, pois gotas de água concentram os raios na superfície.
- Às vezes acontece que, ao regar, a água flui imediatamente do fundo da panela. Isso sugere que a terra está muito seca e seca e o líquido simplesmente não entra. Para salvar uma planta, seu pote deve ser colocado em uma bacia ou balde de água até que a terra se molhe. Depois, você pode continuar a rega planejada.
- Quanto mais alta a temperatura do ar e mais clara a iluminação, mais rega é necessária para as flores.
Você sabe A frequência da rega depende do material de que a panela é feita! Assim, em uma panela de cerâmica, o solo seca muito mais rápido do que em uma panela de plástico.
Vídeo: Rega de plantas de interior
Dicas úteis
Para o crescimento ativo das plantas de interior, um bom enraizamento, a formação de uma folhagem abundante e também para que elas floresçam lindamente e densamente, use estas recomendações:
- Use cobertura superior para flores durante a estação de crescimento - crescimento, formação de folhas, floração.
- Não fertilize quando a planta estiver em repouso. Este período cai principalmente no outono e inverno. Neste momento, a cobertura não é introduzida e a rega é reduzida. No entanto, se a sua flor florescer na estação fria, ela deve ser alimentada.
- Dependendo do estágio da vegetação, vários fertilizantes são necessários: durante a formação da massa vegetal, enraizamento, crescimento - nitrogênio e durante a floração - potássio-fósforo.
- Qualquer fertilizante deve ser aplicado apenas no solo úmido, caso contrário as raízes serão queimadas. A rega é realizada 2-3 horas antes da cobertura.
- Os minerais dos fertilizantes são melhor absorvidos se a água em que são dissolvidos ou usada durante a irrigação for 2–3 ° C mais quente que a temperatura ambiente.
- Você pode usar água da torneira somente após a sedimentação. Além disso, é necessário defender essa água por pelo menos 3 dias.
- Os grãos de café do café para dormir, bem como a preparação do chá, podem ser usados como fermento em pó se misturados durante o transplante.
- O solo empobrecido é bem enriquecido com uma decocção de urtigas.
- A aspirina ajudará a aumentar a imunidade das plantas de interior se um comprimido for dissolvido em 1 litro de água e as flores forem pulverizadas com este líquido.
- O óleo de mamona tornará os brotos mais coloridos e grossos se for adicionada água ao solo durante a floração com uma colher de chá de óleo de mamona diluída.
- Se as cores não tiverem luz suficiente para o crescimento total, coloque espelhos ao seu redor - a quantidade de luz aumentará devido à reflexão nelas.
Importante! A iluminação afeta o metabolismo da planta. No inverno, as curtas horas de luz do dia e a falta de luz natural provocam uma lenta absorção de nutrientes pelas flores, o que impossibilita a alimentação.
As plantas de interior que crescem em espaços confinados precisam mais de fertilização com fertilizantes orgânicos e minerais do que aquelas que crescem em campo aberto. Para manter as flores saudáveis e fortes, não é necessário gastar dinheiro com fundos comprados. Muitos produtos e materiais caseiros são uma excelente fonte de todos os elementos necessários para as plantas - nitrogênio, fósforo e potássio.