Entre as muitas variedades de óleos essenciais, o cedro ocupa um lugar especial, cuja principal matéria-prima para a produção é, de fato, cedro (variedades siberianas, vermelhas canadenses etc.), além de outras coníferas, em particular thuja e zimbro.
Este produto vegetal natural, devido à sua composição química única, encontrou uso generalizado na culinária, medicina tradicional, aromaterapia, cosmetologia. Sobre como usar o óleo de cedro para cuidar da sua aparência, quais cosméticos podem ser preparados, inclusive em casa, e sobre os benefícios que eles podem trazer - abaixo na revisão.
Como usar o óleo para fins cosméticos
O óleo essencial, ou óleo aromático, é uma combinação altamente concentrada e muito volátil de componentes perfumados isolados de diferentes partes da planta por extração, destilação ou extração com vapor de água.
Na aparência, essa mistura geralmente é um líquido incolor ou levemente colorido, pouco solúvel em água, mas bem solúvel em álcool, resina, leite, creme, mel.
Como o conteúdo de elementos biologicamente ativos em um produto desse tipo pode ser dezenas, ou até centenas de vezes maior do que o material de partida, os óleos aromáticos são freqüentemente chamados de alma da planta. Pela mesma razão, as qualidades benéficas das matérias-primas (flores, folhas, casca, madeira, raízes ou frutos) no óleo manifestam-se mais brilhantes do que em qualquer outra forma farmacológica.
Não é de surpreender que os óleos de aromaterapia sejam utilizados há muito tempo por cosmetologistas. Sua propriedade comum é a capacidade de aumentar o efeito de qualquer produto para o corpo. Além disso, a maioria deles tem efeitos pronunciados de anti-inflamatório, anti-séptico, analgésico, cicatrizante, antiespasmódico, mucolítico, além de efeitos calmantes, hidratantes e nutritivos.
Importante! Os óleos aromáticos obtidos a partir de casca e madeira são considerados aquecedores. Os apertos extraídos das folhas, pelo contrário, as flores frias das plantas proporcionam um efeito hipnótico, nozes, sementes e frutos - revigorantes, e as raízes, em regra, são fixas.
A adição de óleos essenciais a produtos cosméticos garante não apenas o rejuvenescimento e a eliminação de vários problemas de pele, mas também o alívio de sintomas de certas doenças, como coriza ou dor de cabeça.
No entanto deve-se lembrar que um componente tão potente quase nunca é usado em sua forma pura - Caso contrário, poderão ocorrer queimaduras graves na pele. A base é geralmente tomada com óleo vegetal comum (linhaça, azeitona, gergelim, bardana, etc.), ao qual são adicionadas várias gotas de poção concentrada. Uma exceção à regra geral são apenas alguns óleos aromáticos suaves, como lavanda ou tea tree.
A propósito, o óleo também pode ser obtido a partir de pinhões, e não deve ser confundido com o óleo essencial extraído de pinheiro e madeira. A primeira versão do óleo é adequada para a base na preparação de produtos para o corpo, a segunda - para um complemento valioso.
Outro produto de estrutura semelhante, obtido a partir do cedro, que deve ser capaz de distinguir dos análogos mais caros e úteis - resina ou aguarrás. Externamente, parece uma substância viscosa, semelhante à plasticina ou creme endurecido (dependendo do grau de purificação) com um cheiro característico de agulhas.
Você sabe Na Rússia, a resina de cedro foi usada para tratar a tosse. A resina congelada foi misturada com cera de abelha, incendiada e a fumaça emitida em grandes quantidades foi fumigada com uma cabana.
Mas essencialmente goma é uma resina de coníferas. Também possui inúmeras propriedades curativas (cura feridas, desinfeta etc.), mas, por razões óbvias, é muito menor que o óleo essencial real obtido por processos tecnológicos complexos.
Regras de uso e propriedades benéficas do óleo
Óleo essencial de cedro real não pode ser confundido com nada. Tem um cheiro de cedro muito forte, azedo e levemente amargo, com notas resinosas pronunciadas e uma ligeira mistura de "neblina". De todos os óleos de árvores coníferas, o cedro é considerado o mais rico e mais saturado.
À venda, você pode comprar óleo essencial feito de agulhas de cedro ou de sua madeira. A segunda versão do produto é mais barata, mais comum, mas é considerada menos valiosa e mais tóxica. Os óleos da mais alta qualidade reconhecidos nos Estados Unidos (Texas) e na África Oriental. As propriedades curativas de um produto são determinadas principalmente por sua composição química.
Importante! Existem mais tocoferóis nos pinhões do que nas amêndoas, nozes e terras (amendoim). E o óleo de cedro é três vezes maior que o óleo de coco e cinco vezes a azeitona em termos de teor de vitamina E.
O óleo de cedro, em particular, contém:
- vitaminas, incluindo carotenóides, tocoferol (vitamina E), vitaminas hidrossolúveis (tiamina, piridoxina), calciferóis, etc;
- minerais - fósforo, magnésio, cálcio, potássio, ferro, iodo, etc. (o cedro é líder no mundo das plantas em termos de teor de magnésio);
- cerca de duas dúzias de aminoácidos, 2/3 dos quais são insubstituíveis ou condicionalmente insubstituíveis;
- ácidos gordos poliinsaturados e saturados (esteárico, palmítico, oleico, linoléico, gadoléico, linolênico);
- flavonóides, fosfolipídios, diterpenóides, fenóis e outros compostos ativos que melhoram a digestibilidade e aumentam o efeito de vitaminas e minerais.
- Devido à ação complexa de todos os componentes mencionados, o óleo de cedro, mesmo com seu uso externo, fornece:
- efeito relaxante e calmante, aliviando a fadiga, elevando o humor, aumentando a capacidade de trabalho - tanto mental quanto física (tiamina e outras vitaminas do complexo B);
- vasodilatação, diminuição da excitabilidade, melhora da circulação sanguínea, estimulação de processos metabólicos (magnésio, vitamina E);
- prevenção de perda de cabelo (a deficiência de hemoglobina geralmente leva a esse problema e o ferro a produz);
- eliminação de convulsões e tremores nervosos (magnésio);
- crescimento e regeneração celular (vitamina A, ácidos linolênico e linoléico);
- melhoria geral dos tecidos da pele, inclusive através do estabelecimento do metabolismo da gordura (um complexo de ácidos graxos);
- redução de manifestações alérgicas, especialmente em pessoas que vivem em regiões ecológicas adversas ou empregadas em indústrias perigosas;
- fortalecimento da imunidade, efeito antioxidante (vitamina E);
- efeito antifúngico pronunciado (usado para tratar a caspa);
- anestesia e cicatrização de feridas, úlceras, cortes, queimaduras, prevenção de processos inflamatórios relacionados à violação da integridade da pele;
- restauração do equilíbrio hormonal;
- tratamento de muitas doenças de pele, eliminação de úlceras, acne, erupção cutânea de várias naturezas;
- prevenção e tratamento de outras doenças (tuberculose, anemia, tosse persistente, etc.);
- eliminação de substâncias nocivas do corpo (inclusive através da pele), minimizando seus efeitos negativos;
- restauração da função regenerativa e protetora das células da pele;
- amaciar e hidratar a pele, dando-lhe elasticidade;
- remoção de inchaço, coceira, vermelhidão;
- limpeza profunda da pele.
Na cosmetologia, as propriedades curativas do óleo de cedro têm sido amplamente utilizadas na fabricação de vários produtos de tratamento:
- pele do rosto e corpo;
- cabelo
- unhas.
Você sabe Os cientistas notaram que anos de crescimento ativo e frutificação de cedros na taiga siberiana são acompanhados por um aumento acentuado no número de esquilos e sables. Acontece que os pinhões ricos em tocoferol são o principal fator que aumenta o número de filhos dessas espécies valiosas de mamíferos.
Para pele e rosto
O principal objetivo do uso de óleo de cedro em produtos para o rosto e para o corpo é rejuvenescer a pele, aumentar sua elasticidade, rugas suaves. Por esse motivo, o produto costuma fazer parte dos ingredientes de cremes e loções antienvelhecimento.
Ao mesmo tempo, as propriedades anti-inflamatórias e bactericidas do cedro tornam o óleo indispensável no combate à irritação da pele, bem como vários tipos de erupções cutâneas, incluindo adolescentes. Devido à regulação do metabolismo das gorduras, promovendo a eliminação do excesso de líquidos e sais do corpo, melhorando o fluxo linfático, estimulando a circulação sanguínea, o produto é muito útil para problemas e pele oleosa.
Ajuda a limpá-lo, ajuda a remover as bolsas sob os olhos, inchaço, queixo duplo, aperta a pele. A presença de manchas da idade, tom de pele irregular, inclusive após um bronzeado mal sucedido, é outro motivo para usar as propriedades benéficas do óleo de cedro.
Os principais usos do óleo de cedro para cuidados com o rosto e corpo:
- Ao realizar massagem anti-celulite - Adicione 10 gotas do produto ao óleo de massagem principal.
- Banhos desodorizantes e descongestionantes para os pés - Apenas algumas gotas em um recipiente adequado de água.
- Banhos calmantes e relaxantes - faça 5-6 gotas da emulsão, adicione sal aromático, recomenda-se tomar à noite, especialmente com insônia grave.
- Para curar feridas e rachaduras em áreas problemáticas como calcanhares, cotovelos, etc., - usado na forma pura, esfregando. O mesmo método é adequado para várias doenças dermatológicas como um dos componentes da terapia terapêutica complexa.
- Como um aditivo ao seu creme de dia favorito - protege a pele do vento, geada, luz solar, poeira da cidade e outros fatores adversos.
- Como remédio para acne - adicione algumas gotas de emulsão a qualquer máscara nutritiva ou misture com qualquer óleo de base, aqueça e aplique no rosto. Outra opção é lubrificar apenas áreas problemáticas da pele com óleo de cedro sem aditivos adicionais. Os produtos para controle da acne devem ser aplicados na pele bem limpa e aquecida (por exemplo, após um banho quente) para que os poros fiquem abertos.
- Removedor de maquiagem - use em sua forma pura, aplicando-se a uma esponja ou esponja de algodão levemente umedecida e esfregando o rosto com ela.
- Para limpeza profunda - sob a forma de uma esfoliação. Para preparar o produto como base, é recomendável tomar 2 colheres de sopa. eu pinhões, moa-os para o estado de uma pasta heterogênea (pedaços de uma fração maior devem permanecer na pasta), adicione 2 colheres de sopa. mel e 5 gotas de óleo de cedro. A mistura resultante deve ser aplicada na pele limpa do rosto, esfregar por alguns segundos com movimentos de massagem, depois deixar por 5-10 minutos e depois enxaguar com água fria.
- Cuidados com a pele labial - Algumas gotas da emulsão devem ser aplicadas a um pincel macio ou a uma almofada de algodão e massageie os lábios. Recomenda-se realizar o procedimento todas as manhãs imediatamente após escovar os dentes.
O óleo de cedro é prejudicial ao vírus do herpes simplex; portanto, as pessoas que sofrem dessa doença desagradável devem adquirir o hábito de aplicar regularmente esse bálsamo na pele ao redor dos lábios.
Para cabelos
No mundo moderno, o cabelo humano está sujeito a estresse constante. Isso é especialmente verdadeiro para as mulheres, na busca da moda, realizando uma variedade de experimentos em seus cabelos: de perms, tingindo a mais macios, mas todos os dias - secagem, alisamento, enrolamento, modelagem usando espumas, vernizes, cera e outros fixadores químicos.
Confira
De todos esses eventos, além dos efeitos negativos das condições meteorológicas agressivas (frio, raios ultravioletas, vento), poluição urbana, ecologia adversa e algumas doenças internas, o cabelo fica quebradiço, perde o brilho natural, se separa nas pontas, cresce mal e até cai em massa.
A solução para esses problemas pode ser efetivamente ajudada através do uso de óleo essencial de cedro.
Aqui estão algumas dicas simples:
Método de uso da droga | Efeito alcançado |
Misture algumas gotas de óleo de cedro com 10 ml de bardana ou óleo de jojoba. Esfregue a substância resultante com movimentos de massagem no couro cabeludo | Usado para tratar a caspa. Além disso, a máscara é adequada para cabelos oleosos, pois ajuda a estreitar os poros. |
Prepare uma mistura de chá preto forte, vodka e óleo de cedro na proporção de 2: 2: 1. Aplique no couro cabeludo. Esfregue e massageie bem. Após 1 hora, lave o cabelo com shampoo | Seca a pele, elimina a caspa |
Uma mistura de óleo de cedro e bardana na mesma proporção descrita acima, esfregue no couro cabeludo e aplique nos cabelos limpos ao longo de todo o comprimento. Deixe agir por 20 minutos, depois lave o cabelo cuidadosamente com shampoo regular e enxágüe com bastante água fria, mas não fria. | O cabelo fica liso, fácil de pentear, não se divide |
Adicione ao shampoo 1 gota de óleo de cedro, pau-rosa e ylang-ylang, bem como 1 colher de chá de suco de limão espremido na hora | Ajuda na perda de cabelo, acelera o crescimento do cabelo |
Misture 1 colher de sopa. bardana e óleo de cedro com gema de ovo. Aplique no cabelo, cubra com filme plástico, enrole uma toalha sobre a cabeça. Após 60 a 90 minutos, lave a cabeça com shampoo | Indicado para cabelos secos e quebradiços, proporciona brilho e suavidade |
Prepare uma mistura de três tipos de óleos, tomados em proporções iguais - cedro, zimbro e alecrim. Aqueça o produto resultante, aplique no couro cabeludo e no cabelo, deixe por uma hora e depois enxágue | Enriquece a pele e o cabelo com vitaminas, adequado para todos os tipos de cabelo |
Para unhas
Em uma mistura com óleo essencial de limão, onde os dois componentes são tomados em partes iguais, o óleo de cedro é muito útil para esfregar nas unhas das mãos e pés, como prevenção e tratamento de infecções por fungos. Além disso, essa ferramenta fortalece perfeitamente a placa ungueal, a protege contra rachaduras e delaminação, estimula o crescimento mais rápido da unha.
Na sua forma pura, o óleo de cedro também é muito útil para mãos e unhas como fonte de nutrição, proteção, hidratação e recuperação. Graças ao efeito emoliente do componente na cutícula, adicionar uma emulsão aos banhos das mãos antes da maquiagem tornará o procedimento mais fácil e menos doloroso.
Se você lubrificar as mãos com óleo de cedro à noite e, em seguida, colocar luvas especiais de máscara nutritiva, pela manhã poderá observar o desaparecimento completo de vestígios de rachaduras, ressecamentos e murchas, a pele das mãos ficará bonita e bem cuidada.
Precauções de segurança
Como qualquer produto potente de cura, o óleo de cedro tem uma contra-indicação importante - a intolerância individual. No entanto uma alergia a ele quase nunca se manifesta na forma de reações na pele. Assim, ao aplicar uma gota na pele da mão e observar possíveis alterações nas sensações ou aparência da epiderme, geralmente não surgem sintomas perigosos.
Importante! Quando o óleo essencial de cedro puro é aplicado à pele nos primeiros minutos, sente-se um calafrio e um leve formigamento, mas esse efeito é normal e não indica a presença de alergias.
Os problemas podem começar inesperadamente, mas geralmente aparecem ao longo das linhas do sistema respiratório: uma pessoa sente asfixia e pode ser muito forte. Para se proteger, é melhor não aplicar um alérgeno em potencial à pele, mas inalar cuidadosamente seu aroma. Quando os primeiros sinais de uma reação negativa aparecerem, saia imediatamente para o ar fresco.
Entre as contra-indicações também são denominadas idade das crianças (até 12 anos) e doenças infecciosas agudas dos rins.
Entre outras precauções, podemos apenas mencionar que os óleos essenciais, diferentemente dos óleos vegetais convencionais, não destinado ao consumo humanoportanto, esses fundos devem ser mantidos longe de alimentos e, é claro, em locais inacessíveis para crianças.
- Devido à alta atividade dos componentes e à falta de dados confiáveis sobre possíveis efeitos colaterais do uso da droga, deve-se abster-se de:
- durante a gravidez;
- enquanto faz um curso de quimioterapia;
- com excitabilidade nervosa aumentada.
Desempenho cosmético
O óleo de cedro tem efeitos antimicrobianos, antifúngicos, desinfetantes, anti-inflamatórios, antienvelhecimento, imunoestimulantes e antioxidantes. Os produtos cosméticos com a adição desse componente são adequados para todos os tipos de pele, enquanto, dependendo da receita específica, eles podem tonificar (revigorar) e acalmar.
Você sabe Vasily Markovich Florinsky, um destacado médico siberiano do século 19, em seu trabalho científico intitulado "Herboristas e curandeiros populares russos" observou que o óleo de cedro "remove a casca do corpo e cura várias úlceras, e os piolhos fogem disso".
O produto também é o afrodisíaco mais forte e, portanto, seu uso - como ingrediente em bálsamos, máscaras, loções ou xampus e para aromaterapia - produz um efeito colateral positivo na forma de aumento da sexualidade, aumento do desejo sexual e impressão mais vívida de jogos de amor.
Outra característica do óleo de cedro é a sua alta adaptogenicidade. O medicamento ajuda a se adaptar melhor a mudanças bruscas na vida, mudando para um novo local, mudanças climáticas, divórcio e outros fatores de estresse. Dúvida, nervosismo, irritabilidade, ansiedade ou excitação sem causa - a influência de todos esses problemas pode ser reduzida pela inalação do aroma apimentado do cedro.
O óleo de cedro tem muitas propriedades curativas, amplamente utilizadas em cosmetologia. O medicamento afeta de maneira igualmente benéfica o corpo (pele, unhas e cabelos) e o estado emocional de uma pessoa. Assim, todo mundo que se preocupa com sua saúde, beleza e bem-estar e prefere os meios doados pela natureza às modernas preparações químicas deve definitivamente reabastecer seu armário de remédios com óleo essencial de cedro.