Independentemente do tipo de hortênsia, é mais frequentemente propagada por estacas. Este método é conveniente e simples se você conhecer as regras e recursos básicos. Com sua ajuda, é possível obter um arbusto ou uma árvore ao seu gosto. Os jardineiros costumam ter uma pergunta sobre como cortar a hortênsia da panícula ou da hortênsia das árvores, porque são exatamente essas espécies que são mais favoráveis ao método de reprodução.
Datas e regras para corte
A propagação por estacas é realizada no final de maio e no início de junho. Para isso, crescimentos jovens, topos de brotos são usados. A partir de meados do verão, você pode usar estacas com a parte inferior, que em breve poderá madeira. A formação das raízes é melhor quando os brotos estão no final dos galhos; no entanto, se a lignificação estiver concluída, o enraizamento será complicado.
Ao usar o método descrito de propagação de plantas, é possível manter todas as qualidades varietais. Em geral, a planta se presta a reprodução durante todo o ano, exceto no inverno. Neste momento, o enraizamento em casa pode ser realizado.
No verão
O verão é o melhor período para estacas. Nas brotações de hortênsias em panículas devem aparecer, portanto, para cumprir a tarefa, são usadas estacas verdes, nas quais haverá folhas e pelo menos 1 broto. No entanto, deve-se lembrar que apenas arbustos jovens devem ser usados.
Em estacas, é impossível que houvesse botões de flores. Geralmente, os galhos localizados abaixo do arbusto são usados. Para alcançar o resultado desejado, eles não são cortados, mas cuidadosamente cortados. Depois eles cortam em pedaços cerca de 15 cm de comprimento. As folhas inferiores são removidas juntamente com os pecíolos e, no topo, as folhas são cortadas ao meio.
Importante! É proibido o uso de material de arbustos com menos de 1 ano de idade para propagação de hortênsias.
Polvilhe o fundo do corte com pó ou abaixe o material na mistura para melhorar a formação das raízes. Esta ação ajuda a proteger a planta de bactérias e germes. Os jardineiros costumam usar verduras para lubrificação.
Após as ações descritas, o material é colocado em um substrato. Para o plantio no verão, uma mistura umedecida clássica à base de 2 partes de turfa e 3 partes de areia é bem adequada; é possível adicionar húmus das folhas se não houver matéria-prima de turfa. A colocação é realizada em um ângulo mínimo de até 3 cm de profundidade e a distância entre os desembarques é de até 5 cm.
Imediatamente após o plantio, você precisa polvilhar o solo com 2 cm de areia, fechar as plantas com uma jarra para criar um efeito estufa ou um saco. Para brotos jovens, é importante regar todos os dias e remover regularmente as latas para ventilação. No verão, no calor, a rega é feita todos os dias; em clima moderado, a umidificação é permitida a cada 3 dias.
O período ideal para a criação de hortênsias no verão é de 10 de junho a 15 de julho. A colheita é melhor realizada no início da manhã, pois as hastes retêm umidade suficiente. Após cerca de 20 de agosto, o enraizamento deve ocorrer.
Você sabe Hydrangea tem seu próprio dia, que é comemorado em 5 de janeiro.
Na primavera
Estacas de primavera de hortênsia em panículas são realizadas até o momento em que o fluxo de seiva ocorre perto do arbusto. O melhor período para a primavera é março. A tarefa é realizada usando filiais lignificadas dos arbustos do ano passado.
O corte é feito assim:
- Ramos cortados devem ser levados para uma sala onde esteja quente o suficiente, coloque-os na água. Muitas vezes, os galhos permanecem até 5 dias nesse estado.
- O corte é realizado em partes, cada uma com 3-5 rins.
- O processamento é realizado usando estimulantes da formação radicular. Para fazer isso, você pode usar os meios de "Epin", "Heteroauxin", "Kornevin" e outros.
- Em seguida, é plantada no solo, areia e turfa na proporção de 1: 2. É necessário colocar a planta em 2/3 de todo o comprimento, a uma distância de 5 cm uma da outra.
- Feche o recipiente com um filme ou cubra cada caule com uma jarra, deixando-a enraizar-se em um local quente.
Para não comprar medicamentos formadores de raiz, você mesmo pode prepará-los. Para fazer isso, dilua 1 colher de chá em um litro de água. mel, coloque 1/3 das estacas em um líquido e deixe por meio dia. Lave o material imediatamente com água.
Após o plantio, a hortênsia não precisará de cuidados fortes. Para o crescimento, basta fornecer a quantidade certa de umidade e garantir que o solo não seque. Um procedimento realizado corretamente dá raízes em um mês. O transplante no solo no local é realizado 1-2 meses após o enraizamento. Para o inverno, é necessário proteger os arbustos da geada, porque são jovens e fracos.
Importante! As estacas na primavera permitem multiplicar a bucha e também dar a forma desejada devido à poda.
Outono
O outono pode ser adequado para enxertar plantas lenhosas, que os jardineiros costumam enviar ao composto como restos. O período ideal é meados de setembro. A haste deve incluir 3 nós; no fundo, é feito um corte sob a primeira perpendicular à haste. Todas as folhas são cortadas, na parte superior elas removem cerca de 2 cm do terceiro nó. Apenas os pecíolos são deixados abaixo e, no topo, são encurtados pela metade.
Vídeo: Propagação de hortênsias por estacas no outono
Especialistas aconselham o uso de panelas de barro para o outono, porque passam perfeitamente o ar e removem o excesso de umidade. Dentro das panelas, escorra inicialmente cerca de 4 cm, depois o solo preparado. Uma opção clássica baseada em turfa e areia é adequada para o substrato, mas há outra opção, especificamente para o outono. Jardineiros em partes iguais misturam lixo conífero, 5 cm de uma camada de solo sob ele, com areia e húmus. Antes do plantio, trate os locais de corte com preparações para acelerar a formação das raízes. A aterrissagem é feita com 4 cm de profundidade em um ângulo de 60 graus.
Os vasos são fechados com uma jarra ou filme, o que ajuda a preservar as folhas, excluindo a secagem. O mais importante nas estacas de outono é criar uma temperatura confortável e uma luz ideal. A rega é realizada 2 vezes por semana e com mais frequência. A cobertura dos potes não pode ser removida, se latas ou filmes não forem usados, você precisará usar um frasco de spray. A hortênsia é pulverizada 2 vezes ao dia.
Importante! A hortênsia gosta muito de umidade, portanto, secar o solo pode destruir o mato. Após o aparecimento das primeiras filmagens, o filme é removido, na presença de 2–3 folhas podem ser transplantadas para o jardim.
O surgimento de raízes ocorre em um mês. Isso pode ser entendido na presença de rins inchados e folhas novas. Os frascos nos potes permanecem até o talo enraizar-se. Após a formação de novas folhas, você pode abandonar o efeito estufa. A tarefa do jardineiro será regar e pulverizar constantemente.
A temperatura deve sempre ser estável.. Mesmo gotas de até 2 graus podem afetar adversamente o crescimento e arruinar a hortênsia. Assim que a primavera chega, o plantio é feito para o cultivo ou diretamente no jardim. Se você planeja plantar em campo aberto, os vasos são deixados na rua por 1 hora todos os dias, aumentando gradualmente o tempo. Isso ajuda as mudas a endurecer.
Como enraizar estacas de hortênsia
Para um enraizamento rápido, você deve usar estimulantes especiais, incluindo Epin Extra ou HB 101. Após este procedimento, a parte inferior do corte é polvilhada com pó ou grânulos de Kornevin, permitindo que as raízes se formem rapidamente.
Para a aparência das raízes, os brotos devem ser deixados nas seguintes soluções para escolher:
- 2 ml de Epin são diluídos em 2 l de água e o pedúnculo é deixado por 12 horas.
- Significa "HB 101" diluído em 1 litro de água para 3 gotas, deixando a planta por 30 horas.
- "Kornevin", "Zircon" e outros medicamentos são usados de acordo com as instruções.
Você sabe Cada jardineiro pode ajustar independentemente a cor da hortênsia, se você alterar a alcalinidade e a acidez do solo.
Preparação de estacas
Para preparar o material para o plantio, para que os arbustos possam se multiplicar, é necessário não apenas cortar corretamente o caule, mas também remover possíveis brotos com cores. São utilizados os brotos superiores, nos quais restam 2-3 folhas. Apenas ramos saudáveis e fortes são escolhidos. As hastes são divididas em elementos, com uma faca que fazem um corte a 90 graus abaixo do primeiro nó 1 cm e, no topo, o corte fica a 45 graus 1 cm acima do nó. Todas as folhas na parte inferior precisam ser arrancadas e cortadas pela metade.
Aterragem
Além de estacas, a preparação em si requer solo. Para o plantio, você precisará de um recipiente, substrato e água. O processo é o seguinte:
- Turfa e areia na proporção de 2: 1 são adequadas para a formação correta do sistema radicular.
- A mistura final é regada e nivelada em uma panela.
- Uma superfície de 2 cm é polvilhada com areia.
- A hortênsia é colocada até 3 cm de profundidade em um ângulo de 45 graus, a uma distância de estacas de cerca de 5 cm ou mais, para que as folhas não toquem o solo.
- Um spray é feito pulverizando com água.
- O pote é coberto com um filme ou tampas de plástico especiais.
- Um recipiente com estacas de hortênsia é deixado na sombra ou em um local escuro e regado 1-2 vezes por semana ou todos os dias, se estiver quente lá fora.
Importante! Antes de plantar os caules, recomenda-se que todas as seções sejam tratadas com variedades verdes ou de jardim brilhantes para proteger contra vírus.
As condições corretas permitem que o sistema radicular se desenvolva dentro de 3-4 semanas. Você pode descobrir isso com a ajuda de novas folhas na alça.
Cuidados com estacas
Assim que as raízes aparecem, as margens ou o filme precisam ser removidos e as mudas transplantadas em vasos separados, que são preenchidos com terra, turfa e areia 2: 2: 1. Nesse solo, o cultivo é realizado, preferencialmente à sombra, excluindo a entrada da luz solar. Durante o crescimento, é importante monitorar a umidade e a água, conforme necessário. A planta não requer outras regras de atendimento.
O desembarque em um local para crescimento contínuo é realizado na próxima primavera, mas com o endurecimento na rua ou na varanda. Se o talo é fraco, é melhor transplantá-lo para a escola desde o início.
Importante! Se você transferir as estacas imediatamente para uma sala quente, elas produzirão um forte crescimento de brotos, e o próprio arbusto se estenderá rapidamente.
Antes do advento do sistema radicular, é imperativo usar locais escuros para crescer. Isso protege contra superaquecimento. A temperatura ideal durante o dia é +20 ... + 25 ° C, à noite - +15 ... + 18 ° C. Com raízes de até 3 cm, é possível plantar em vasos separados com altura e diâmetro não superiores a 10 cm.
Antes do inverno, você precisa proteger os arbustos do frio. Para isso, é conveniente espanar folhas secas e, ao redor da planta, instalar os suportes e cobrir tudo com um filme, galhos de coníferas. Este método deve ser aplicado 2 anos após o plantio por estacas. Devido a essa abordagem, a hortênsia poderá se adaptar e dar uma cor rica, o que também indicará a aquisição de resistência ao gelo.
De que outra forma a hortênsia pode se propagar?
Existem outras opções para criar hortênsias.
Se o método de corte não for adequado, é recomendável usar as alternativas:
- Método de semente - Possibilita a obtenção de vários brotos que criarão uma cobertura no local após o transplante. A semeadura é feita em mudas a partir de 20 de fevereiro. O solo é usado solto com base no substrato das folhas, turfa e areia (4: 2: 1). Após a semeadura, polvilhe com o solo 1-2 cm e despeje, cubra com um filme.
- Camadas - Uma técnica real para o verão, enquanto não houver botões nos arbustos. Os brotos na parte inferior do mato são cortados e presos a uma ranhura cavada de 15 cm.A parte externa do galho é levemente cortada, um fósforo é inserido na incisão para acelerar a formação radicular. O broto em si é coberto com solo e regado. No outono, a raiz terá um sistema radicular, o que torna possível plantar uma planta a partir do arbusto principal. No entanto, o material em si ainda é fraco, por isso é cultivado em estufa. No próximo ano, quando a primavera chegar, ela poderá ser transplantada para o local em campo aberto.
Hortênsia em panículas é uma espécie que é considerada a mais bonita de todas e é perfeita para um jardim. Apesar dos parâmetros externos, o mato é despretensioso ao sair e não causará muitos problemas ao jardineiro. As estacas para essa planta são a opção mais conveniente e acessível para cultivá-la e embelezar a área próxima à casa.