Qual cultivador de flores não gostaria de ter uma casa em casa, florescendo quase o ano inteiro, e mesmo com folhas extraordinariamente bonitas? Estes incluem antúrio. As pessoas chamam de "flamingo" ou "felicidade masculina", pela forma e beleza das flores.
Descrição e características da planta
O antúrio pertence ao gênero Aroid e veio até nós das florestas da América do Sul e Central, onde existem cerca de 500 de suas espécies. No ambiente natural, esta flor é uma epífita, ou seja, cresce em árvores, senões, raízes de outras plantas.
Você sabe Segundo os chineses, a flor Antúrio representa a energia masculina e simboliza dinheiro e sucesso.
A inflorescência se assemelha a uma orelha branca (ou amarela) e não se destaca muito. A atratividade é dada por um véu em forma de coração, que é vermelho, roxo, rosa e até preto. Quando o período de floração termina, o véu se transforma em uma folha verde. As placas das folhas são densas, em forma de coração, verdes. No cativeiro, a “felicidade masculina” cresce para 70 cm.
Preparando uma planta para plantar uma casa
Apesar de sua origem tropical, os flamingos criam raízes e crescem bem em condições de apartamentos.
Como escolher um pote para antúrio?
Ao escolher um pote para essa beleza, leve em consideração os seguintes pontos:
- Deve haver grandes orifícios de drenagem ao longo do fundo, uma vez que as raízes da epífita devem respirar e elas respondem mal à estagnação da umidade.
- Não plante antúrio em vasos de barro, pois eles têm apenas um buraco. A argila também é saturada com umidade e atrai frio.
- O vaso deve ter a mesma largura e altura, e seu diâmetro é 2-3 cm maior que o anterior. Em uma panela grande, os “flamingos” logo não ficarão satisfeitos com as flores, porque a princípio elas criarão raízes.
Solo para antúrios
Para alcançar a floração a longo prazo, é importante dar à planta o solo que mais lhe convém.
Suas raízes são semelhantes às raízes das orquídeas e seus requisitos de solo são semelhantes:
- boa passabilidade da água e do ar;
- reação levemente ácida;
- falta de caroços.
Você pode fazer o solo sozinho - misture 1: 1 do solo universal adquirido e pedaços de casca de pinheiro. O substrato universal tem uma acidez fraca, pois há turfa suficiente na composição. E a casca dará o espaço aéreo necessário dentro da panela.
Também a esta mistura é adicionada a escolha de:
- perlita para absorção de umidade;
- carvão picado;
- areia de rio;
- argila expandida;
- tijolo vermelho quebrado;
- esfagno de musgo.
Você pode levar um ou vários componentes ao mesmo tempo.
Se a casca não for comprada, mas coletada na floresta, deve ser de árvores saudáveis, não cobertas de musgo verde, sem pragas. Além disso, ele deve primeiro ser desinfetado com água fervente ou uma solução de permanganato de potássio.
Localização
O antúrio precisa de luz do dia suficiente. No entanto, a luz solar direta não combina com ele. É melhor alocar um lugar de flor na janela voltada para o leste ou oeste. Além disso, esse residente tropical não pode ser colocado em correntes de ar ou próximo a baterias.
Tecnologia de pouso
Antes de iniciar o transplante, a planta é bem regada e aguarde 15 minutos - isso é suficiente para que as raízes sejam livremente removidas do vaso. Se eles estiverem muito apertados no vaso, você pode bater nas bordas. Em seguida, o sistema radicular é inspecionado quanto à podridão, morte de raízes e presença de pragas. Se tudo estiver em ordem e a planta se desenvolver, o solo não mudará - basta transferi-lo para uma panela maior e adicionar novo solo pelas laterais.
Se as raízes tiverem traços de deterioração, você precisará tomar várias medidas:
- Para remover a terra velha, lave-a sob uma corrente de água morna.
- Apare as áreas danificadas.
- Fatias tratadas com comprimidos triturados de carvão ativado ou canela.
Você sabe O nome "Antúrio" é uma combinação das palavras gregas "Antos" (flor) e "Ora" (cauda). Literalmente - "uma flor com um rabo".
Em seguida, prossiga para o pouso em outro tanque. Qualquer drenagem é colocada no fundo: poliestireno, tijolo quebrado, argila expandida. A drenagem precisa de cerca de 1/3 da capacidade. Depois, há uma camada de terra de cerca de 3 cm, na qual eles colocam um caroço com raízes. Os lados são preenchidos com solo fresco. Para manter a umidade, você pode colocar o esfagno. Você pode plantar uma planta com a finalidade de reprodução, por um processo bem separado da flor mãe. O padrão de aterrissagem é o mesmo.
Cuidados adequados após o pouso
Cuidar de “flamingos” após o transbordo não é diferente do normal, pois as raízes não são danificadas. Porém, após um transplante completo, com o corte das raízes, será necessária mais atenção.
Microclima
Esse morador dos trópicos é termofílico, e no período de outono-inverno a temperatura precisa de um mínimo de + 16 ° C. No verão - + 27 ° C. A principal coisa que não se encaixa no antúrio em apartamentos urbanos é o ar seco. No inverno, quando o aquecimento central seca o ar, é necessário umedecer o espaço ao redor da flor a partir de um pequeno frasco de spray. Também será útil comprar um umidificador, especialmente porque o seu trabalho será útil não apenas para a flor, mas também para as pessoas. Se isso não for possível, você pode instalar um vaso de flores em argila expandida úmida.
Rega
A rega é realizada não antes da secagem do solo a metade da altura do vaso, adicionando “Fitosporina” ou outro agente antifúngico à água.
Importante! Após o transplante, a planta não deve ser regada, pois as raízes cortadas podem apodrecer.
Controle de Pragas e Doenças
As doenças são divididas em virais, fúngicas e não infecciosas. Para encontrar o tratamento certo, você precisa determinar que tipo de doença ultrapassou uma flor.
Das infecções fúngicas pelo antúrio, as mais terríveis:
- Oídio. As folhas afetadas ficam pequenas, enrolam e ficam amarelas. Esporos de fungos cinza claro aparecem no verso. Para o tratamento, a planta é isolada e tratada com fungicida.
- Ferrugem - a parte superior da folha está coberta de pontos brilhantes. Manchas marrons aparecem abaixo, que se fundem com o tempo, e a folha seca como resultado. Todas as folhas doentes devem ser removidas e a planta pulverizada com um produto químico e colocada em quarentena.
- Septoria - manifestada por manchas marrons de forma irregular, com borda marrom ou amarela. Pequenos pontos pretos são visíveis sob a lupa. Tratamento: corte as partes doentes do antúrio, pare de pintar, reduza a umidade do ar. Ele também precisa de fertilizante adicional para plantas com flores, o que dará força para combater a doença.
- Fusarium - murcha geral de folhas. Eles ficam amarelos e secos. Essa folhagem cairá em breve. O caule mais próximo da raiz é coberto com um revestimento branco-rosa. A doença é extremamente perigosa e contagiosa. É transmitida através da água durante a irrigação, sob condições de alta umidade e calor. No estágio inicial da doença, as hastes da planta podem ser pulverizadas com fungicida e agrotóxicos podem ser adicionados ao solo. Repita o tratamento após 7 dias. Infelizmente, não existe tratamento eficaz para esta doença. Muito provavelmente, a planta afetada morrerá.
- Podridão da haste ocorre quando a flor é derramada constantemente e a água estagna na panela. Manchas aquosas pretas aparecem no caule, que depois passam para as folhas. As partes infectadas morrem. Você pode curar se a doença não estiver em execução. É necessário remover todas as partes doentes e tratar com fungicida duas vezes, com intervalo de uma semana. Um vaso de flores com uma planta deve ser isolado.
- Podridão da raiz. As causas da doença são rega excessiva e baixa temperatura. Sintomas: palidez e murcha das lâminas das folhas. As raízes ficam macias, desgastadas. Corte folhas mortas e reduza a umidade.
Para ressuscitar uma flor, você precisa:
- tire-o do vaso de flores;
- lave todo o solo;
- aparar raízes apodrecidas em tecidos saudáveis;
- polvilhe fatias com carvão;
- plantar em uma panela nova;
- derrame "Fitosporin-M".
Também existem doenças não transmissíveis que surgem de manutenção inadequada:
- Clorose - decorre da falta de magnésio e ferro. Sob luz forte, manchas amarelas são visíveis nas lâminas das folhas. É necessário um feed oportuno, que contém esses elementos.
- Das enações - as folhas ficam tortas, corcundas, feias. Isso ocorre com uma grande diferença de temperatura e umidade. É necessário normalizar o microclima.
- Varíola - Afeta a baixa temperatura e alta umidade. Manchas e protuberâncias amarelas em forma de anel são visíveis nas folhas.
- Tripes. Sua presença é indicada por manchas amarelas claras na superfície das folhas. No verso, você pode ver as manchas marrons. Estes são insetos. Eles são gravados por Tanrek, Aktellik. Levará vários tratamentos com um intervalo de 4 dias. Além disso, essas pragas adoram quando está quente e úmido, o que significa que você precisa reduzir esses indicadores.
- Pulgões. As chapas ficam pegajosas, enrolam, ficam amarelas. Se houver poucas pragas, você pode lavá-las com água morna e tratá-las com uma solução com sabão. Se não ajudou, o tratamento com os inseticidas Actellik e Aktara.
- Escudo - a aparência nas hastes dos tubérculos de cor branca ou dourada. Se houver poucas pragas, elas são removidas com uma escova de dentes e todas as hastes são tratadas com querosene.
- Ácaro. Causa o aparecimento de manchas amarelas, que se fundem em manchas amarelas. Abaixo da teia de aranha e pequenos insetos. É necessário baixar a temperatura e aumentar a umidade. Cada folha é lavada com uma esponja e sabão e é aplicado óleo mineral.
Dicas úteis
Os floristas têm uma lista de dicas sobre como cultivar adequadamente essa beleza tropical:
- se a cobertura dá um resultado positivo, não mude;
- Mantenha-se afastado de correntes de ar e sol direto;
- água quando 1/3 do solo estiver seco;
- amolecer a água para irrigação;
- Esta espécie de plantas é venenosa, portanto, crianças e animais não podem entrar em contato com ela.
Importante! Todas as partes da planta são venenosas. Engoli-los pode causar dores de estômago e inflamação, e o pólen pode causar irritação na pele.
Se você gosta de colecionar plantas incomuns e bonitas, a flor de flamingo é para você. Obviamente, é exigente, uma vez que o ambiente natural difere do clima em nossas casas, mas, em troca dos cuidados, a planta agradece com flores brilhantes.