O gengibre é um tempero oriental popular, cujo sabor e aroma brilhantes podem transformar até o prato mais simples em uma verdadeira obra-prima culinária com notas asiáticas. No entanto, poucas pessoas sabem que, além das características gastronômicas, esta planta única tem a propriedade útil de quebrar a gordura, razão pela qual é habitual usar a “raiz com chifres” para preparar vários tipos de bebidas que visam ajudar a perder peso. Esta revisão fornece as melhores receitas para coquetéis de emagrecimento à base de gengibre, maçã e limão.
Seleção e preparação de ingredientes
Para a preparação de bebidas que queimam gordura, você precisa usar exclusivamente gengibre fresco. A raiz seca definitivamente não é adequada para esse fim. Além disso, é muito importante que a raiz seja jovem e de alta qualidade.
Você sabe Para formar um rizoma completo, o gengibre precisa de pelo menos 10 meses de calor contínuo, portanto esta planta não é muito adequada para o cultivo na zona central da Federação Russa. Mas é possível cultivá-lo em uma estufa coberta e até no peitoril da janela de um apartamento na cidade, obtendo assim um componente orgânico para a preparação de uma bebida dietética.
Você pode reconhecer esse produto após a compra pelos seguintes critérios:
- falta de dano externo;
- casca lisa de cor monofônica;
- carne amarela clara;
- estrutura densa (no rizoma não deve haver áreas enrugadas ou amontoadas, especialmente vestígios de decomposição, mofo, manchas escuras e outros defeitos).
Quanto às maçãs, sua variedade não importa muito, as condições sob as quais os frutos foram cultivados são muito mais importantes. É melhor usar uma colheita de sua própria casa de verão ou tentar encontrar produtos agrícolas orgânicos, já que nitratos, pesticidas e outros produtos químicos entrarão necessariamente na água durante a preparação da bebida, na qual as frutas são fervidas ou infundidas, o que significa que, em vez do benefício esperado, o produto pode causar intoxicação grave.Além disso, é importante entender que quanto mais açúcar uma maçã contém, mais calorias é e, portanto, menos adequado para uso na luta contra o excesso de peso. Portanto, neste caso, é melhor tentar dar preferência às variedades de frutas ácidas e agridoces.
Importante! Dependendo da variedade, 100 g de maçãs podem conter de 35 a 60 kcal. Assim, por exemplo, o conteúdo calórico da maçã verde azeda de Simirenko é de 40 kcal, para a variedade vermelha Idared esse indicador é 10 kcal mais alto e o dourado amarelo contém 53 kcal por 100 g.
Como o gengibre tem um sabor muito rico e ardente, em bebidas que queimam gordura, esse componente costuma ser usado apenas para desenhar (como a preparação do chá, geralmente não é usado para alimentos); portanto, o princípio básico da preparação do rizoma é sua moagem máxima. A ferramenta ideal para esses fins é um ralador fino. Ao contrário da raiz com chifres, as maçãs em coquetéis, infusões, decocções, compotas e chás de frutas podem e devem ser consumidas, de modo que a intensidade de sua fatia pode ser qualquer.
Quanto ao limão, na maioria dos casos é necessário espremer o sucoAlém disso, muitas donas de casa também usam a polpa para descascar junto com a casca. Essas partes da fruta não são apenas comestíveis, mas também muito úteis, embora nem todos estejam prontos para comer a pele. Se esse componente não se destinar a ser descartado, ele deve ser picado finamente durante a preparação da bebida; em outros casos, fragmentos grandes (metades de citros restantes após espremer o suco) podem ser colocados na bebida para que seja mais conveniente extraí-los mais tarde.Finalmente, um dos pontos mais importantes em termos de garantir as propriedades benéficas da bebida futura é a escolha da água. Nem a água fervida, muito menos a água da torneira é adequada para esses fins, uma vez que a primeira está “morta” em suas qualidades biológicas, a segunda, pelo contrário, pode conter impurezas perigosas para a saúde. Se você não conseguir água limpa da fonte, é melhor preparar bebidas saudáveis a partir de água mineral adquirida sem gás ou purificar a água você mesmo para esses fins, usando filtros de alta qualidade.
Receitas populares de queima de gordura
Existem muitas receitas diferentes para fazer uma bebida de gengibre com queima de gordura. As principais diferenças entre eles estão em uma combinação específica de ingredientes, embora, em regra, o limão e a canela constituam a empresa com uma “raiz com tesão” perfumada e se os componentes são despejados com água fria ou quente.
No segundo caso, o tempo de cozimento é geralmente reduzido, no entanto, a composição vitamínica do produto final sofre. Além disso, dependendo da adição de mel ao coquetel, o valor energético (conteúdo calórico) da bebida pode mudar um pouco, o que, levando em consideração seu uso no combate ao excesso de peso, é importante.
Clássico
1 l 10 minutos
raiz de gengibre
50 g (aproximadamente ¼ rizomas)
Valor energético por 100 g:
- Lave bem o rizoma e descasque e rale em um ralador fino. Coloque o mel e o gengibre ralado em uma jarra de litro limpo.
- Corte o limão em duas partes, esprema o suco de cada metade em um recipiente. Corte o citrino e envie para os ingredientes.
- Despeje água em temperatura ambiente até o topo no tanque, cubra e deixe fermentar. Você pode esticar antes de usar.
Receita de vídeo
Receita de vídeo clássico: clássicoImportante! Para que o rizoma seja mais fácil de descascar, ele deve ser embebido em água por vários minutos, após o que a pele pode ser facilmente removida.
Com canela
4 (1 L) 45 minutos
canela
1 pau (ou 1/2 colher de chá. Pó)
Valor energético por 100 g:
- Lave o gengibre, descasque e rale. Lave o limão, pique finamente junto com a pele e as raspas.
- Coloque o gengibre e a canela em uma garrafa térmica e despeje água fervida quente, aquecida a uma temperatura de + 80 ... + 85ºС.
- Cubra a garrafa térmica com uma tampa e deixe fermentar por pelo menos 20 minutos. Em seguida, adicione o limão ralado e a cortiça firmemente novamente. Após 10 a 15 minutos, coe e beba como chá.
Receita de vídeo
Receita de vídeo com canela: Com canelaVocê sabe A planta Zingiber officinal (nome latino para gengibre) contém uma substância especial chamada gingerol. Dá ao rizoma um sabor ardente e fornece inúmeras propriedades curativas do tempero, incluindo a capacidade de acelerar os processos metabólicos no corpo em cerca de 15%.
Bebida de emagrecimento para gengibre e maçã
1030 minutos
raiz de gengibre
100 g (um pequeno rizoma)
maçãs vermelhas
1 kg (8-10 pcs. De frutas pequenas)
canela
2-3 varas (1 hora de solo)
Valor energético por 100 g:
- Lave o rizoma, descasque e corte em fatias pequenas.
- Lave as maçãs cortadas ao meio.
- Retire as raspas de limão com uma faca ou ralador especial, depois corte cada fruta ao meio e esprema o suco.
- Coloque gengibre ralado, maçãs, raspas de limão e canela em uma panela, adicione o suco de limão.
- Despeje os ingredientes na água, coloque no fogo.
- Depois de ferver, reduza o fogo ao mínimo e cozinhe por 3 minutos.
- Retire a panela do fogo e coe.
Importante! Tanto a raiz do gengibre quanto o limão têm propriedades curativas, anti-inflamatórias e nutritivas, portanto, depois de trabalhar com esses produtos, os especialistas recomendam não lavar as mãos por vários minutos para que o gengibre e o suco de limão possam ser absorvidos pela pele.
Cocktail de emagrecimento: gengibre, limão, canela, maçã
420 minutos
Valor energético por 100 g:
- Lave o gengibre, descasque e corte em cubos pequenos.
- Corte as maçãs com casca em fatias finas, depois de remover as câmaras e sementes.
- Esprema o suco do limão.
- Coloque todos os ingredientes em uma jarra de vidro e despeje água purificada em temperatura ambiente.
- Coloque o recipiente na geladeira por pelo menos 2 horas e de preferência à noite. Não filtre antes de tomar.
Recursos e prazo de validade
Como qualquer outro smoothie de vitaminas, uma bebida de emagrecimento com gengibre não deve ser preparada para o futuro. Produtos deste tipo devem ser consumidos imediatamente após a preparação. Por outro lado, as propriedades necessárias para queimar gordura da bebida são garantidas pela extração dos principais ingredientes usados em sua preparação, e isso requer um certo tempo - de alguns minutos, se for para cozinhar ou preparar, até várias horas ao usar água fria na receita.
Você sabe O oficial de Zingiber chegou à Europa pela primeira vez há mais de mil anos, mas de onde exatamente foi trazido ainda é desconhecido. Os comerciantes orientais que negociavam especiarias aromáticas, querendo obter o preço de seus produtos, disseram que uma raiz milagrosa estava crescendo no fim do mundo e guardada por trogloditas do mal, de modo que a “caçada” era mortal.
Portanto, para obter o efeito máximo, você precisa seguir duas regras importantes:
- Siga rigorosamente as recomendações da receita para o tempo de preparação da bebida.
- Use o produto acabado imediatamente após o término do período de infusão prescrito. Bebidas infundidas com água fria podem ser preparadas de maneira a serem bebidas durante o dia, enquanto é melhor beber chás imediatamente.
Além disso, você deve sempre lembrar que nenhum prato milagroso pode fornecer uma figura esbelta se você não combinar sua ingestão com um estilo de vida saudável e atividade física.