As variedades de batata Irbitsky apareceram no mercado há relativamente pouco tempo, no entanto, durante vários anos de cultivo ativo, muitos produtores de hortaliças já gostaram. Essa variedade é valiosa para quem a plantou, devido a sua despretensão, resistência às mudanças climáticas e excelente sabor. Em seguida, você aprenderá sobre as principais características da batata Irbitsky, bem como se familiarizar com as regras básicas para o seu cultivo bem-sucedido.
Descrição e características da variedade
Irbitsky é uma variedade de batata despretensiosa no meio da estação, destinada ao cultivo em zonas climáticas temperadas e do norte. Desde o início das mudas até os tubérculos de escavação, geralmente leva de 70 a 90 dias, isso possibilita a colheita mesmo em áreas com um verão curto. A planta foi criada há pouco tempo: em 2009, a variedade chegou pela primeira vez para testes industriais, após o que conquistou instantaneamente o mercado moderno de espécies de frutas. Os autores da planta foram criadores russos do Instituto de Pesquisa Ural da Academia Agrícola Russa.
Você sabe Um dos brinquedos mais famosos do mundo é o Sr. Cabeça de batata. Este é um tubérculo de plástico com todos os tipos de peças e acessórios substituíveis (olhos, ouvidos, mãos, botas, boné, língua, bigode, etc.).
Esta batata possui características morfológicas típicas: é uma planta herbácea de tamanho médio, com caule semi-ereto e crescimento intermediário. A altura da planta varia entre 50 e 60 cm, as folhas são do tipo intermediário, de tamanho grande ou médio, a cor das folhas é verde-clara saturada. A lâmina da folha é emparelhada e dissecada e consiste em 3 a 7 lobos. A variedade floresce amigavelmente e abundantemente. Neste momento, pequenas flores se desenvolvem no mato com cor antociônica por dentro. Após a floração, os frutos aparecem no arbusto - bagas com várias sementes de um tom verde claro, com cerca de 2 cm de diâmetro.Em sua forma e estrutura, eles são semelhantes aos frutos dos tomates. Bagas são venenosas, portanto, não são usadas em alimentos. Os tubérculos da variedade são de formato redondo, ligeiramente oblongos, com pele vermelho-amarela. Os tubérculos desenvolvem pequenos olhos de cor vermelho escuro. A polpa dos tubérculos na seção é amarela pálida densa, aquosa e saturada. O tamanho dos tubérculos é médio; a massa do corpo de prova médio não excede 190 g.
O rendimento da colheita é alto: sob condições ideais de cultivo, você pode coletar de 25 a 40 toneladas por hectare. A palatabilidade das batatas é aumentada; os tubérculos são caracterizados por um alto teor de amidos e um baixo índice de açúcar. Isso torna a polpa moderadamente saturada com substâncias aromáticas e tem um gosto bom. Por sua vez, os pratos desta batata têm um sabor moderado, o que a torna universal para a preparação de qualquer prato e acompanhamento.
Vantagens e desvantagens
- A variedade tornou-se popular graças a esses recursos:
- alta produtividade;
- despretensiosidade às condições de cultivo;
- excelente qualidade de cultivo (cerca de 97%);
- resistência às principais lesões infecciosas;
- baixo coeficiente de degeneração;
- tubérculos são resistentes a danos mecânicos;
- qualidades comerciais aumentadas de tubérculos;
- a colheita amadurece, isso permite obter tubérculos grandes de tamanho quase igual.
Não foram encontradas deficiências na variedade Irbitsky ao longo de toda a sua história de existência. Algumas dificuldades, incluindo uma diminuição no rendimento, foram observadas apenas no caso de violações graves das técnicas de cultivo agrícola e regras gerais para o cuidado do plantio.
Plantando batatas
Esse tipo de batata não requer métodos complicados de plantio; portanto, todo jardineiro pode cultivá-la em sua parcela. A principal coisa ao mesmo tempo é escolher material de plantio saudável e de alta qualidade, além de preparar adequadamente o local para o plantio. Nesse caso, é necessário levar em conta não apenas as características fisiológicas da planta, mas também suas necessidades metabólicas.
Regras de rotação de culturas
A primeira coisa a saber ao plantar batatas é que ela requer solo fértil e um microclima especial do solo. Isso pode ser alcançado alternando-se no local de diversas culturas. Nesse caso, é possível não apenas garantir uma extração moderada de nutrientes do solo, mas também proteger os tubérculos contra danos causados por uma variedade de pragas e doenças. Isso é explicado pelo fato de que, ao cultivar batatas em uma monocultura, o solo fica saturado ativamente com os restos de copas e outros tecidos. Devido a isso, é criado um fundo favorável no solo para a preservação a longo prazo de patógenos de infecções específicas, bem como larvas de pragas de insetos.Existem muitos programas de rotação de culturas com o uso ativo da batata, mas entre os residentes no verão, as chamadas rotações de culturas de dois e três anos são consideradas as mais populares. Eles são baseados na divisão do local em 2 ou 3 zonas uniformes, respectivamente, nas quais uma cultura separada é cultivada. Como alternativa, a cada estação, as culturas são substituídas entre as zonas, o que cria condições ideais para a produção de batata a longo prazo sem problemas.
Importante! Os piores predecessores da variedade de batata Irbitsky são tomates, berinjela, pimentão e outras variedades de batata. Em seu lugar, recomenda-se cultivar batatas não antes do que em 2-3 anos.
Ao usar uma rotação de safra de dois anos, um campo é ocupado por batatas e, no segundo, outros vegetais e ervas são cultivados. Após a colheita das batatas, todo o lote deve ser semeado com adubo verde, que deve ser cortado e lavrado antes do inverno. No caso de um sistema de três anos, as batatas são cultivadas em uma zona, os legumes na segunda e as leguminosas na terceira. Após a colheita, a área sob as batatas é semeada com adubo verde, que mais tarde também ceifa e ara.
Tempo de pouso
As batatas são plantadas apenas em solo bem aquecido - a uma profundidade de 10 a 15 cm, o solo deve aquecer pelo menos +7 ... + 8 ° C. Na faixa do meio, esse período começa no início e meados de maio. Datas anteriores podem levar ao congelamento do material de plantio. Plantar uma colheita a uma temperatura mais alta levará a um sistema radicular fraco e insuficientemente ramificado, o que ajuda a reduzir o número e o tamanho dos tubérculos.
Preparação do solo
A preparação do solo para as batatas deve começar no outono, para isso o local precisa ser fertilizado com substâncias orgânicas. O mais adequado é a introdução de adubos verdes ou esterco recém-cortados (0,5-1 kg / m²). Os fertilizantes devem ser aplicados no final do outono, algumas semanas antes do início da geada, após o que o solo é lavrado a uma profundidade de 25 a 30 cm.No inverno, os orgânicos se decompõem em substâncias mais adequadas para as plantas e saturam bem o solo com elas.
No futuro, a preparação do solo será iniciada na primavera, após o regime de temperatura ideal para o plantio. Nesse momento, uma mistura de 1 balde de húmus, um copo de cinza de madeira picada, 30 g de superfosfato e 15 g de nitrato de potássio devem ser adicionados a 1 m² de solo. Após a alimentação, o local deve ser cuidadosamente lavrado a uma profundidade de 12 a 15 cm.
Preparando o material de plantio
Também é necessário preparar o material de plantio com antecedência, aproximadamente 20 a 25 dias antes da data prevista do plantio dos tubérculos.O procedimento ocorre em várias etapas:
- Inspecione minuciosamente os tubérculos quanto a patologias e doenças.
- Classifique o material de plantio por forma.
- Para o plantio, selecione apenas batatas da mesma forma, com uma pele densa e pelo menos 3-6 olhos.
- Depois disso, coloque em uma sala bem iluminada, a uma temperatura de +20 ... + 22 ° C. Sob tais condições, a batata se acumula em si solanina - uma substância tóxica para infecções e parasitas.
- Diretamente antes do plantio, divida os tubérculos em partes para que cada um deles tenha pelo menos três olhos cheios.
Você sabe A batata é a primeira espécie de fruta do mundo que foi cultivada com sucesso no espaço. Aconteceu em 1995 a bordo do vaivém americano Columbia.
Tecnologia de pouso
As batatas precisam ser plantadas em sulcos previamente preparados ou em furos individuais, como se fossem fileiras. As linhas são espaçadas uniformemente por toda a área de pouso, paralelas ao lado mais longo. É mantida uma distância de cerca de 60 cm entre plantas individuais, enquanto o espaçamento entre fileiras deve ser de 35 a 40 cm e os tubérculos são plantados a uma profundidade de 10 cm, após o que são cuidadosamente envolvidos com o solo.O solo não precisa de compactação adicional, pois isso levará a uma extensão do tempo de germinação. Se possível, as plantações devem ser regadas, no entanto, isso não é necessário, pois durante o plantio, o solo geralmente retém a umidade anteriormente acumulada.
Características de cultivar e cuidar de batatas após o plantio
Ao cultivar batatas, deve-se prestar mais atenção aos cuidados com o solo. Para alcançar tubérculos grandes, as plantações requerem capina, cultivo e amontoamento periódicos. Recomenda-se que o afrouxamento e a remoção de ervas daninhas sejam combinados - dessa forma, você pode remover as ervas daninhas dos canteiros e saturar o solo com oxigênio. A primeira vez que a remoção de ervas daninhas é necessária 3-4 semanas após o plantio dos tubérculos, até uma profundidade do solo superficial de até 10 cm.
Importante! A variedade Irbitsky não precisa de rega obrigatória. Porém, para aumentar a qualidade dos tubérculos, na seca, os canteiros ainda devem ser irrigados (não mais que 3 vezes por estação). As batatas precisam ser derramadas em abundância para que a umidade alcance os horizontes mais baixos do solo.
No futuro, a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento devem ser realizados conforme necessário, a uma profundidade não superior a 7 cm, e o abate é a principal condição para a formação de um grande sistema radicular no qual os tubérculos se desenvolverão. Sem isso, o rendimento da batata é reduzido e o tamanho da batata é reduzido em 2-3 vezes. O primeiro corte deve ser realizado quando as plantas atingirem uma altura de 16 cm, o próximo - durante o fechamento das copas e após a floração.Batatas não precisam de cobertura adicional. Com a preparação adequada do solo, os fertilizantes aplicados no outono e no início da primavera devem ser totalmente suficientes para garantir o plantio com todos os nutrientes e minerais necessários.
Doenças e pragas da batata
Essa variedade é resistente às infecções mais específicas, portanto, é afetada por elas apenas no caso de violações graves das técnicas de cultivo agrícola. Ao mesmo tempo, as batatas não são resistentes a todos os tipos de pragas, incluindo o besouro da batata do Colorado, a minhoca e o urso. Portanto, as plantas requerem necessariamente medidas preventivas de proteção. Para fazer isso, ao plantar, um pequeno punhado de cinza de madeira deve ser adicionado a cada buraco.
Uma casca de ovo completamente picada e lubrificada com óleo vegetal (10 g / poço) ajudará a aumentar a eficácia da prevenção. Para proteger as batatas de pragas de insetos, as camas também precisam ser tratadas com soluções de preparações Aktara, Confidor ou Prestige. O procedimento é realizado uma vez por mês, mas o mais tardar 30 dias antes da data prevista da colheita e o mais tardar 20 dias após o plantio dos tubérculos.
Datas de colheita e regras básicas para armazenar a colheita
A colheita está pronta para a colheita depois que o topo das camas fica amarelo. Como regra, esse período começa na segunda quinzena de agosto - início de setembro. Para aumentar a qualidade dos tubérculos, cerca de 7 a 10 dias antes da data de escavação das batatas, os topos devem ser cortados. Isso ajuda a acumular nutrientes adicionais na colheita e a formar uma casca densa nos tubérculos que não está sujeita a danos mecânicos e outros.Uma colheita recém-escavada deve ser bem seca - para isso, deixe por 3-4 horas, deixe ao sol e depois transfira para um local sombreado por 14 a 20 dias. Depois disso, os tubérculos devem ser bem limpos do solo e classificados em alimentos, plantio e material rejeitado. Apenas tubérculos grandes são usados como alimento, o restante deve ser plantado na próxima temporada. Frutas com infecção clara e infecção por pragas são descartadas e descartadas. As batatas classificadas precisam ser transferidas para uma adega ou um porão quente.
As condições mais ideais para a preservação da colheita são:
- temperatura - +2 ... + 3 ° C;
- umidade - 70-80%;
- completa falta de luz solar.
Irbitsky é uma das variedades modernas de batata mais promissoras. É despretensioso e também é capaz de crescer e dar frutos bem, mesmo em climas frios. Os tubérculos têm um excelente sabor, o que torna possível usá-los para qualquer prato e tratamento culinário. Ao cultivar uma colheita, é imperativo cumprir todas as regras do cultivo agrícola, bem como as condições para a preparação do solo e do material de plantio; caso contrário, a batata ficará doente, o que afetará diretamente sua produtividade.