A salsa é considerada uma das especiarias mais populares na culinária. No entanto, recentemente, a variedade encaracolada de salsa foi listada como uma cultura que contém potentes componentes narcóticos e venenos. Uma planta de jardim é realmente uma que contém medicamentos e existe algum benefício com isso?
Descrição e composição química da salsa
A salsa encaracolada é uma cultura herbácea bienal da família Umbrella, cujo habitat natural é a costa do mar Mediterrâneo. A planta no primeiro ano de crescimento forma uma roseta de folhas de cirros encaracoladas de cor verde com uma superfície brilhante. No segundo ano de crescimento, aparece um caule com flores, cuja altura pode atingir 1 m. Durante a floração, pequenas flores verde-branco são colhidas na colheita, coletadas em inflorescências de guarda-chuva.
A variedade de salsa encaracolada é conhecida pela humanidade desde o século VI, quando foi descoberta pela primeira vez pelos habitantes da costa do Mediterrâneo e começou a ser usada para melhorar o sabor e o aroma de vários pratos. Vale a pena notar que, a princípio, gostei da erva picante não pelo sabor, mas pela aparência original e cheiro específico. Graças a uma aparência tão incomum, esta salsa foi usada com sucesso na decoração de canteiros de flores, jardins da frente, parques, etc.
Você sabe 100 g de salsa contém 2 padrões diários de vitamina A, responsável pela juventude do corpo e pela prevenção do envelhecimento prematuro.
A salsa é amplamente conhecida não apenas como um tempero perfumado, mas também como uma planta medicinalusado na medicina tradicional para o tratamento de muitas doenças. Suas altas propriedades curativas são explicadas por sua rica composição química.
A vegetação desta erva picante contém:
- vitaminas - grupos B, A, E, PP, ácido ascórbico;
- minerais - potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo;
- flavonóides;
- componentes de pectina;
- óleos essenciais.
A raiz da planta é rica em óleos essenciais únicos., que incluem apiol, minsoli, caroteno, retinol, apigenina. A composição das sementes de salsa é representada por óleos essenciais, flavonóides, óleos graxos e glicosídeos.
Variedades de salsa encaracolada
Há uma dúzia de variedades desse tipo de vegetação cultivada por jardineiros domésticos. As seguintes variedades de salsa encaracolada estão entre as mais populares.
"Kucheryavets"
"Kucheryavets" - uma variedade de salsa encaracolada, caracterizada por excelente resistência ao gelo, resistência a muitas doenças e pragas. A planta pertence a culturas com uma maturidade média inicial. O período vegetativo é de 50 a 60 dias após a semeadura.
A variedade se destaca por folhas grandes e onduladas de cor verde saturada e arbustos volumosos.. Sua peculiaridade é que as folhas e caules são capazes de manter propriedades valiosas e um aroma agradável por muito tempo. O mesmo se aplica à planta na forma de tempero seco - ela não perde o cheiro característico e o sabor agradável por vários meses.
Mooskrause 2
"Mooskrause 2" pertence à categoria de plantas com maturação média, com um período de vegetação de 65 a 70 dias. A variedade foi criada na Alemanha. A grama apimentada se destaca por sua aparência extremamente bonita - com uma roseta bastante compacta e ligeiramente espalhada de folhas onduladas de cor verde brilhante. A planta tem um aroma forte maravilhoso e alta decoratividade.
Importante! Recomenda-se comer verduras da variedade Mooskrause 2 quando a altura das folhas for de pelo menos 10 a 12 cm.
Uma das principais vantagens da variedade Mooskrause 2 é sua alta resistência à seca, a capacidade de tolerar baixas temperaturas e a resistência a muitas doenças. No campo da culinária, esta planta é altamente considerada como um tempero fortificado, perfumado, saboroso e saudável.
Propriedades úteis e prejudiciais da salsa encaracolada
A rica composição química da grama encaracolada determina uma ampla gama de propriedades benéficas que afetam positivamente o corpo humano.
- O consumo regular desses verduras permite:
- Normalize o trato digestivo. Devido ao leve efeito laxante, a especiaria permite eliminar a constipação, estabelecer o trabalho do trato gastrointestinal e melhorar os processos metabólicos.
- Melhorar o funcionamento do sistema geniturinário e do trato urinário. Os óleos essenciais da planta têm propriedades diuréticas, o que permite que ela seja usada para distúrbios das doenças da bexiga, rim e fígado.
- Normalizar o trabalho do sistema cardiovascular. O uso de verduras perfumadas melhora significativamente a função cardíaca, reduz a congestão e ajuda no edema cardíaco.
- Estimular a secreção gástrica, reduzir a formação de gases no intestino, estimular o apetite.
- Fortalecer os vasos sanguíneos e capilares, melhorar a composição sanguínea, afetar positivamente a formação sanguínea.
- Melhore a visão, restaure a função visual.
- Limpe o corpo de substâncias e toxinas nocivas, alivie os sintomas de intoxicação.
- Acelere os processos metabólicos, economizando assim alguns quilos a mais.
Você sabe A salsa em grandes quantidades contém um aminoácido exclusivo - histidina, que não é produzido pelo corpo humano. Esta substância promove o crescimento e reparo dos tecidos.. A histidina deve ser obtida dos alimentos, e são as ervas consideradas o fornecedor mais valioso desse aminoácido.
Devido ao alto teor de ácido ascórbico, esses verdes fortalecem o sistema imunológico, aumentam as funções protetoras do corpo e ajudam a combater vírus e bactérias.. Tem um efeito anti-inflamatório, antibacteriano, antienvelhecimento, colerético e sedativo pronunciado. A salsa tem um efeito benéfico na função sexual, aumenta a força masculina, regula o ciclo menstrual, melhora a libido.
Além disso, a planta é usada com sucesso na cosmetologia popular para hidratar, rejuvenescer, apertar, clarear e limpar a pele, livrar-se da inflamação e da acne, regenerar e renovar a pele.
Juntamente com uma ampla gama de qualidades úteis, em alguns casos, verduras picantes podem prejudicar o corpo humano.
- Com cuidado, a planta deve ser tomada:
- grávida - pode provocar contração uterina;
- com nefrite e doença renal em estágio agudo;
- na inflamação aguda da bexiga - devido à ação diurética, aumenta a carga nos órgãos do sistema.
A salsa é uma planta que contém drogas?
Recentemente, a salsa encaracolada foi incluída na lista de plantas contendo drogas. No entanto, note-se que nem toda a salsa foi incluída nesta lista, mas apenas seus frutos - sementes, a partir dos quais é preparado um óleo especial com propriedades narcóticas. Obviamente, a planta em si não é uma droga, mas ao mesmo tempo serve como matéria-prima para a preparação de óleo perigoso para a saúde humana.
Conselhos de especialistas
Apesar do fato de as sementes de grama apimentada serem reconhecidas pelo Rospotrebnadzor como uma substância que contém drogas, hoje o cultivo da colheita não é ilegal. Portanto, qualquer jardineiro pode semear brotos encaracolados nos jardins.
A salsa é uma verdura muito útil e altamente vitaminado, que não só é possível, mas também precisa ser consumida regularmente. Traz benefícios inegáveis para o corpo humano e, ao mesmo tempo, é fácil de cultivar e cuidar.
Se desejar, qualquer pessoa pode cultivar hortaliças em seu peitoril da janela. Nesse caso, você pode aplicar não apenas a massa verde, mas também a raiz, os caules e também as sementes da planta. No entanto, os especialistas aconselham, se necessário, a preparar uma decocção ou infusão com base em sementes, a usar o material de sementes da salsa comum, e não o encaracolado.
Importante! Somente o jardineiro que se dedica ao cultivo em massa de especiarias, a fim de obter um grande volume de sementes, pode ser responsabilizado criminalmente pelo cultivo dessa vegetação.
Portanto, a salsa encaracolada é uma erva picante acessível e curativa que pode se tornar uma ferramenta indispensável nos campos da medicina culinária, cosmética e tradicional. A composição química única da planta, o cuidado simples com as culturas e a facilidade de cultivo tornam esse tempero um hóspede bem-vindo no jardim de todos os residentes domésticos de verão.