Muitos jardineiros sonham em cultivar algo incomum em sua área. Se você é um deles, preste atenção a uma variedade híbrida incomum de tomates chamada Octopus F1 ou, em outras palavras, um tomateiro. E como cultivar esses tomates, contaremos neste artigo.
Características da árvore de tomate: descrição híbrida
O polvo de tomate F1 pertence às variedades indeterminadas, o período de maturação é médio, o objetivo é universal. O híbrido tem excelente sabor, além de comercialização. Você pode coletar frutas maduras após 115 dias a partir do momento em que brotam em massa.
Você também pode cultivar um tomateiro por um ano e meio, enquanto recebe uma colheita grande, que distingue essa variedade das outras.
Os tomates desta variedade são poderosos, não têm medo do calor, possuem boa resistência a doenças, também possuem alto potencial de rendimento e podem ser obtidos frutos por muito tempo. É melhor cultivada em estufa, mas é possível crescer em solo desprotegido.
Você sabe Tomate, batata e tabaco são parentes biológicos da família do nightshade e são todos da América do Sul.
Os tomates têm uma forma redonda, cor vermelha brilhante saturada, não há manchas na área do caule, têm uma carne densa e carnuda, não racha, pesa em média 125 g.Polvo F1 - tomate carpal, 5-6 frutas são formadas em cada escova.
Requisitos de solo e clima
Para essa variedade, é melhor usar uma mistura de solo onde argila, areia e, de preferência, ácidos húmicos sejam adicionados. Além disso, para melhorar as características do solo, você pode comprar solo preparado, especialmente projetado para tomates em centros de jardinagem.
Para um bom crescimento de um arbusto dessa variedade, é necessária uma temperatura de pelo menos +25 ° C. Nas estufas, isso é bastante simples e, quando crescer em solo desprotegido, escolha áreas ensolaradas que são protegidas do vento.
Quanto à umidade, seus indicadores devem estar no nível de 60%, para os quais é necessário regar semanalmente 2-3 vezes, com mais afrouxamento e cobertura morta.
Tecnologia para o cultivo de tomate polvo em estufa
Considere as características do cultivo deste tomate incomum em uma estufa. Este método permite cultivar um tomateiro em condições ideais, mas requer significativamente mais custos de material. E se você tiver uma estufa aquecida, é bem possível cultivar essa safra por mais de um ano.
Cuidados de semeadura e plântulas
Antes de tudo, é necessário semear as sementes e aguardar as mudas e, em seguida, fornecer os cuidados adequados para os brotos.
Importante! Ao escolher, certifique-se de beliscar a raiz, esta técnica aumentará o número de raízes adicionais, o que significa que melhorará a nutrição das plantas.
Aqui você deve seguir estas regras:
- as sementes são semeadas do final de janeiro a meados de fevereiro em caixas;
- Como solo, use uma mistura de solo de alta qualidade para tomates, pois contém as substâncias minerais necessárias para uma sessão bem-sucedida;
- mantenha a temperatura não abaixo de +21 ° C, para que as mudas apareçam dentro de duas semanas;
- manter a umidade constante, enquanto monitora as condições da camada superior do solo em que o molde não deve aparecer;
- considere a possibilidade de iluminação adicional até que haja um horário de luz suficiente;
- quando os brotos ficarem mais fortes e aparecerem algumas dessas folhas, faça uma escolha em recipientes individuais.
Plantio de mudas
Quando pelo menos sete folhas já serão contadas no mato, e sua altura será de 15 a 30 cm, é hora de plantar mudas para residência permanente. Como os arbustos dessa variedade de tomate têm um crescimento significativo, eles precisam ser plantados a uma distância de um metro e meio.
Além disso, pense imediatamente e coloque suportes confiáveis, porque a altura de um tomateiro pode chegar a 4 metros e é necessária uma liga. Não há necessidade de beliscar, mas é bem possível que seja necessário beliscar o caule principal na altura permitida pelas dimensões da estufa e do suporte.
Cuidado
Cuidar de um tomateiro não é nada complicado. É necessário regar, soltar o solo e vestir-se regularmente.
É necessário regar os arbustos nos primeiros dias após o plantio diário no solo e após o enraizamento - uma vez por semana, mas abundantemente, para que a terra se molhe pelo menos 5 cm. Além disso, durante o primeiro mês, é recomendável plantar o solo sob os arbustos de qualquer maneira possível (cobertura vegetal, composto , palha, agrofibra).
Para variedades indeterminadas de tomate também incluem:
Depois, afrouxe o solo após cada rega.
A cobertura deve ser feita regularmente, a cada 20 dias. Para um bom desenvolvimento do mato, são necessários complexos de fertilizantes minerais, além de matéria orgânica, por exemplo, infusões de ervas.
Características do método hidropônico
Um tomateiro pode ser cultivado de maneira muito incomum usando hidroponia.
Vamos nos familiarizar com os pontos principais deste método:
- uma técnica de cultivo semelhante permite cultivar um tomateiro por um ano e meio e até mais;
- um pré-requisito é a presença de uma grande estufa, que é aquecida na estação fria e possui um sistema de iluminação artificial;
- neste caso, os tomates não têm medo de doenças e pragas;
- Uma solução nutritiva hidropônica é preparada a partir dos seguintes ingredientes: água (10 l), nitrato de amônio (200 g), potássio (500 g), citrato férrico (9 g), superfosfato (550 g), ácido bórico (3 g), magnésio ( 300 g), sulfato de manganês (2 g);
- antes do uso, a solução nutritiva é diluída com água, a proporção de 1 litro de solução é de 100 litros de água;
- as sementes são semeadas antes do outono, no final de agosto, usando cubos de lã de vidro (15x15 cm) para o plantio, nos quais deve ser feito um recesso;
- a umidificação dos recipientes com cubos é realizada diariamente, às vezes até várias vezes ao dia, a temperatura da solução no verão não é superior a +25 ° C e no inverno não é inferior a +17 ° C;
- após 2 meses, os brotos são transplantados para cubos maiores e colocados em um recipiente grande (até 300 l);
- é imperativo que cada tubo seja fornecido com os tubos através dos quais o oxigênio será fornecido; geralmente são usados compressores para aquários.
Importante! Arbustos de tomate Octopus F1 com este cultivo não devem dar frutos até 8 meses. Os botões das flores serão formados mais cedo, mas devem ser quebrados, o que permitirá que a árvore forme uma coroa grossa e ramificada.
Os primeiros frutos com essa tecnologia agrícola você receberá em maio.
Cultivo de tomateiros em campo aberto
No caso em que você não possui uma estufa ou uma estufa, é possível cultivar tomate Octopus F1 em campo aberto. Obviamente, esse método não fornecerá uma super colheita, mas fornecerá deliciosas frutas até as geadas. Além disso, esses tomates são bem armazenados após a remoção do mato.
As sementes das mudas são plantadas como de costume em fevereiro, e as mudas maduras são transferidas para o jardim somente quando não houver mais geadas noturnas, ou seja, o final de maio - o início de junho. É necessário plantar arbustos a uma distância considerável - até 2 metros um do outro.
Quanto aos cuidados, o mais importante em condições de terreno aberto é fornecer à planta rega abundante e cobertura a cada duas semanas. O solo ao redor do arbusto deve necessariamente se soltar e não secar muito.
Certifique-se de fazer suportes ou treliças confiáveis para o tomateiro, nos quais os galhos serão amarrados à medida que crescerem.
A desvantagem desse método de cultivo é a ameaça de doença, o alto risco de ataque de pragas de insetos e a incapacidade de regular as condições climáticas, que neste caso dependem apenas do clima.
Possíveis problemas crescentes
Como já observamos, apenas o método de cultivo em hidroponia praticamente elimina problemas como decomposição, doenças virais e fúngicas e o aparecimento de pragas.
Infelizmente, ao cultivar um tomateiro no solo, os problemas acima podem aparecer se você cuidar das plantas de maneira inadequada e não tomar medidas preventivas.
Os arbustos de tomate podem apodrecer em clima úmido ou com rega excessiva em toda a superfície do arbusto; portanto, molhe os tomates diretamente sob a raiz, de maneira uniforme e regular.
Pragas também podem danificar essa variedade de tomate. Os mais comuns são lagartas e pulgões.
É melhor pulverizar com soluções aquosas de inseticidas como prevenção ou ao primeiro sinal do aparecimento de insetos nocivos.
Se você é um defensor dos métodos naturais, pode combater as lagartas simplesmente plantando endro próximo a um tomate, e o pulgão tem medo de água fria e uma mistura de sabão e pimenta caiena.
Entre as doenças, notamos a praga tardia, que afeta quase todas as variedades de tomate. Nesta doença fúngica, manchas marrons aparecem nos frutos, folhas e caules. Os tomates são especialmente suscetíveis a esta doença quando há falta de luz solar e calor.
É mais fácil prevenir esta doença do que combatê-la. Portanto, realize a profilaxia, para a qual você pode usar produtos naturais (solução salina, kefir) e preparações especiais prontas (Fitosporin, Radiance).
Colheita
Agora, abordaremos a questão mais interessante e agradável para qualquer jardineiro - colher tomates. Quando vir que os frutos de um tomateiro começaram a mudar de verde para rosa claro ou amarelado, prepare-se para colher em breve.Tomates maduros Octopus F1 deve ser uma cor vermelha rica, densa ao toque.
Há um truque para que o maior número possível de frutos amadureça na árvore. Para fazer isso, assim que o tomate começar a ficar levemente avermelhado, remova-o. Em seguida, identifique as frutas verdes na janela e, após 2 semanas, elas ficarão maduras com facilidade e isso não afetará o sabor.
Uma técnica tão simples melhora a formação de novas flores, o que significa que a colheita será maior.
Você sabe Tomates verdes verdes têm uma substância venenosa chamada solanina. É um pouco, mas os especialistas calcularam que, se você comer 2 ou mais quilos de tomates, poderá ir a uma cama de hospital envenenado.
Se você colher tomates já maduros do mato, poderá armazená-los por um longo período apenas em temperatura ambiente. Temperaturas mais baixas podem levar à rápida deterioração da fruta.
Para obter um tomateiro de verdade, serão necessários custos financeiros, físicos e de tempo consideráveis; portanto, pense cuidadosamente em como começar a cultivá-lo. Se você não está confiante em suas habilidades, tente cultivar esse milagre da natureza em uma estação como tomates comuns.
De qualquer forma, seu trabalho será recompensado com uma boa colheita.