Os principais produtos da apicultura são feitos a partir de mel, no entanto, benefícios menores não podem ser obtidos com o uso de cera celular. A cera de abelha não é usada com frequência, mas tem muitas propriedades positivas. Leia sobre como o produto é formado, quais doenças ele trata, quanto tempo é armazenado, o que fazer com ele e se é possível engolir cera.
Características e composição da cera
A cera de abelha é uma substância orgânica produzida pelas abelhas.
Você sabe Na indústria de alimentos, a cera de abelha é rotulada como aditivo E-910.
Também é chamado de mel de cera, devido à maneira como é obtido. O produto é formado a partir de favos de mel. Isso acontece da seguinte maneira: as abelhas, equipando a colméia, constroem favos de mel na forma de células, onde o mel é posteriormente armazenado. As matérias-primas para a construção das abelhas são isoladas das glândulas. Com o tempo, as células envelhecem, acumulam pólen e resíduos de matéria orgânica. As abelhas deixam de usá-las para uma planta de mel. Nesse ponto, o apicultor pode processar o favo de mel em um produto de cera.
A composição química do produto é a seguinte:
- óleos essenciais;
- ácidos gordos;
- hidrocarbonetos saturados;
- vitaminas;
- minerais;
- própolis;
- pólen
- partículas de larvas;
- carotenóides.
Externamente, a substância atende às seguintes características:
- consistência sólida;
- aroma de mel;
- a cor varia de pálida a areia, é encontrada cor periódica, próxima ao verde.
Propriedades de cera de abelha
Os apicultores falam muito sobre as propriedades benéficas da cera de abelha. O produto tem um efeito positivo no corpo humano. No entanto, o remédio também tem contra-indicações, que devem ser consideradas antes de seu uso.
Benefício
- O benefício da produção de cera de abelha para humanos é significativo, porque a substância:
- destrói bactérias nocivas;
- hidrata a pele;
- cura feridas e lesões nas mucosas;
- alivia a inflamação;
- promove a restauração celular;
- atua como um anestésico natural.
As propriedades úteis do produto determinam seu uso em medicamentos e cosmetologia. Além disso, a ferramenta é usada para fins domésticos. Portanto, a cera de abelha é usada para proteger plantas e processar madeira.
Possíveis danos e contra-indicações
O principal dano que a cera de abelha pode causar é uma reação alérgica. Se o paciente tem histórico de alergia a produtos apícolas, ele é contra-indicado no uso de medicamentos baseados nessa substância. Como a reação pode se manifestar pela primeira vez na vida adulta, mesmo na ausência de alergias, não se pode pensar pensativamente sobre o uso da droga.
Importante! As alergias podem se manifestar como erupção cutânea e coceira, edema de Quincke e choque anafilático. Manifestações recentes frequentemente levam à morte. Nos primeiros sintomas de uma reação alérgica, consulte um médico imediatamente.
O uso de cera de abelha
A cera de abelha é usada na medicina tradicional e baseada em evidências. Além disso, esta ferramenta é popular no campo cosmético.
Fabricação de Medicamentos
O medicamento é amplamente utilizado pelas empresas farmacêuticas para a produção de medicamentos.
A substância é utilizada no fabrico de:
- velas;
- cremes;
- pomadas;
- emplastros.
Uma vez que as propriedades medicinais da droga são muito extensas, as preparações baseadas nela são usadas para tratar doenças da pele, ouvidos, nariz, mucosas da boca, dentes e ginecologia.
Aplicação na medicina tradicional
Os médicos tradicionais usam amplamente a substância em prescrições médicas. Especialistas aconselham receitas para o tratamento de pele, articulações, doenças do ouvido, com prisão de ventre, para curar feridas, remover verrugas e outras doenças.
Você sabe Os cientistas encontraram a primeira menção à cera nos mitos dos povos antigos. Assim, na mitologia grega antiga de Ícaro, do mito de Dédalo e Ícaro, as asas foram feitas desse material.
Os pacientes geralmente estão interessados em saber se é possível ingerir um produto. Em doses razoáveis, a cera de abelha é prescrita para administração oral. O corpo não será capaz de digerir a substância, mas o trabalho do trato gastrointestinal será estabelecido. No entanto, não se automedique - se você tiver problemas de saúde, é melhor consultar um médico. Para uso independente, a ferramenta é mais segura para os seguintes problemas.
Doenças de pele
Especialistas em medicina tradicional recomendam cera de abelha para doenças de pele. Em particular, a substância cura eczema, psoríase e erisipela. O efeito terapêutico se deve ao fato de substâncias biologicamente ativas penetrarem através dos poros. Aplicações de cera devem ser aplicadas nas áreas afetadas. Dependendo da doença, os médicos determinam a duração do curso e sua multiplicidade.
Com verrugas e condilomas
Verrugas são neoplasias benignas da pele. Aparecem com mais frequência nas mãos e nos pés, com menos frequência no rosto. Um tipo separado de verruga são as verrugas genitais. Eles se formam na zona íntima. Muitos os consideram um problema exclusivamente estético, mas estes são sintomas de uma doença grave. Principalmente a causa de verrugas e verrugas genitais é devido à infecção por papilomavírus. Uma exceção são as verrugas senis não relacionadas ao vírus. Na maioria dos casos, é necessária uma consulta médica.
Muitas vezes, com o aparecimento de tais formações, os médicos recorrem à terapia sintomática - salvam o paciente dos crescimentos. Os métodos conservadores incluem o uso de nitrogênio ou correção a laser. Especialistas em medicina tradicional aconselham a remover formações indesejadas com cera de abelha. Para o tratamento, aplicações de cera são usadas. Mais especificamente, o especialista falará sobre o método de terapia após o exame.
Para cicatrização de feridas
Para que a ferida se cure com sucesso, é necessário neutralizá-la, aliviar a inflamação e acelerar a regeneração da pele. Em um complexo, todas as três ações são exercidas pela produção de cera das abelhas. Para a cicatrização de feridas, um agente resfriado derretido é usado como uma pomada. Os pacientes observam que após este tratamento, as lesões cutâneas realmente cicatrizam mais rapidamente do que sem ela.
Velas de ouvido
A deficiência auditiva geralmente ocorre devido a tampões de enxofre. Velas auriculares podem ajudar a limpar o canal auditivo. Por design, é um tecido embebido em cera. Fazer uma vela de ouvido por conta própria não é difícil, e a limpeza do canal auditivo não leva muito tempo. No entanto, o tratamento dessa maneira é possível apenas para pacientes que não apresentam lesões, supuração e inflamação na área da orelha.
Importante! Antes do tratamento, consulte um médico. A automedicação pode ser prejudicial ao corpo.
No campo da cosmetologia
Os esteticistas costumam oferecer cera de abelha aos clientes para vários procedimentos. Esta medida é totalmente justificada - a ferramenta ajuda a manter a beleza e a saúde do corpo.
Em particular, é usado como um componente de cosméticos:
- máscaras faciais;
- antitranspirantes;
- cremes;
- meios para fortalecer unhas;
- tiras de cera para depilação;
- Máscaras, cremes e produtos para o cabelo;
- cosméticos decorativos - rímel, sombra para os olhos.
Os cosméticos com cera podem ser encontrados nas prateleiras das lojas ou cozidos em casa.
Como determinar a qualidade do produto?
O efeito curativo da cera de abelha trará apenas se uma substância natural for usada. Para determinar um produto de qualidade, você precisa prestar atenção na aparência e nas reações que ele mostra.
Cera de abelha real:
- tem uma cor uniforme correspondente às características descritas acima;
- aroma e sabor agradáveis ao mel;
- ao mastigar, o produto de cera não gruda nos dentes;
- quando aquecida, a cor não muda;
- no contexto do produto, é fosco e homogêneo;
- na água, a substância afunda no fundo do tanque;
- se esfregar, suas mãos permanecerão secas e não haverá vestígios de gordura;
- quando rachado, um pedaço é quebrado em pedaços.
Veja também o preço. A produção natural de abelhas tem um alto custo, por isso é vendida no mercado a um preço apropriado. Baixo custo, ao contrário, fala de falsificação.
Como derreter a cera?
A fusão de cera é apenas uma questão simples à primeira vista. Antes do procedimento, você precisa preparar as matérias-primas e as ferramentas e somente após a preparação o trabalho principal segue. Algumas dificuldades podem surgir no processo, que devem ser conhecidas com antecedência.
Preparação
Antes de derreter, mergulhe as matérias-primas em água a uma temperatura de +22 ... + 25 ° C. Quando esfriar, troque para quente. Antes de acender, mantenha a substância em água por 24 horas.
Derreta a cera de abelha na água. Para fazer isso, você precisará de:
- panela grande;
- elemento de aquecimento - um fogão doméstico fará;
- água macia.
Palco principal
O procedimento consiste nas seguintes ações:
- Encha uma panela grande com água.
- Coloque o recipiente em chamas.
- Retire os favos de mel da moldura com uma faca e coloque em uma panela.
- Quando a massa se tornar homogênea, coe-a através de uma peneira ou gaze.
- Depois de algum tempo, a massa se tornará novamente sólida.
Possíveis problemas de fundição
Ao disparar, vários problemas podem surgir.
Entre os mais comuns:
- o resfriamento é irregular e nítido, o que afeta a uniformidade do produto;
- a água dura deixa um precipitado, que solta o material.
Com a inflamação adequada, os problemas não devem surgir. Para mais confiança, consulte apicultores experientes.
Condições e recursos de armazenamento
Para armazenamento, é melhor escolher um recipiente de cerâmica ou vidro. A tampa deve estar em contato próximo com o recipiente. Antes de colocar o produto, é necessário descontaminar o recipiente. Armazene o produto em um local escuro e seco, a uma temperatura que não exceda a temperatura ambiente. O prazo de validade exato não pode ser chamado, mas a substância mantém sua aparência original por um período muito longo.
A cera de abelha é um produto extremamente saudável. É utilizado em vários campos, desde fins domésticos até medicamentos. Com o armazenamento adequado, a substância armazenará propriedades benéficas por um longo tempo.