A sempre-viva perene Dreamiopsis é uma das plantas de interior mais populares e exóticas. Ele conquistou o coração dos jardineiros com sua despretensão e aparência bonita. Discutiremos hoje as características de cultivar e propagar dreamiopsis em casa hoje.
Descrição botânica da planta
Dreamiopsis é uma planta bulbosa de florescência pertencente à família Asparagus e à subfamília Hyacinth. Difere em despretensiosidade, resistência a doenças e floração durante todo o ano. Com os devidos cuidados e boas condições, a flor pode viver mais de dez anos.
Perene é distinguida por suas folhas verdes claras e escuras, com pequenas manchas escuras características. A planta floresce em pequenas flores leves, quase brancas, unidas por 20 a 30 peças em inflorescências em forma de espiga.
Uma parte do bolbo da flor é visível acima da superfície da terra e dela crescem grandes folhas pecioladas de forma ovóide ou em forma de coração. A maioria dos jardineiros adora esta flor decorativa precisamente por suas folhas exóticas incomuns. Apesar de um equívoco comum, a dreamiopsis é completamente não-tóxica e, como regra, não causa alergias em pessoas e animais de estimação.
Indicador | Recurso |
Sistema raiz | cebola forte |
Petiole | até 15 cm no ponto manchado; praticamente ausente na Dreamiopsis de Kirim |
Forma de folha | alongado, ovóide ou em forma de coração |
Cor da folha | verde claro e escuro com pequenas manchas escuras |
Forma da flor | espigão |
Cor da flor | claro, quase branco. |
Tipos principais
Das mais de duas dezenas de espécies desta planta, apenas duas se tornaram populares como flores de interior:
- Dreamiopsis Kirk. Crescimento perene de uma lâmpada arredondada. A flor atinge uma altura de 40 cm, difere em folhas pontiagudas com uma largura de até 5 cm e um comprimento de até 35 cm.A cor da parte superior das folhas é verde brilhante com manchas, o fundo é verde claro uniforme. Pecíolos são muito pequenos ou completamente ausentes. Floresce do início da primavera a setembro, com pequenas flores colhidas nos ouvidos.
- Drimiopsis manchado ou variegado. Perene bulbosa com folhas alongadas, com pontas afiadas e uma parte central em expansão. A altura da planta é de até 35 cm. A cor é idêntica à primiopsis de Kirk, mas, ao contrário, a espécie manchada possui pecíolos de até 15 cm de comprimento.Ela floresce do meio da primavera a julho com pequenas flores acinzentadas ou amareladas combinadas com pincéis. As flores distinguem-se por um aroma delicado não expresso.
Microclima
Muitos amantes de flores caseiras observam a resistência e a despretensão da planta em questão; no entanto, para um bom desenvolvimento e floração, devem ser observadas as regras para sua colocação e condições de detenção.
Importante! Embora a planta seja segura para as pessoas, o suco do seu bulbo pode causar irritação na pele. Não é à toa que traduzido do grego "dreamiopsis" significa "afiado"; portanto, todo o trabalho de transplantar e criar uma flor é melhor realizado com luvas.
Localização e Iluminação
Ao contrário de algumas flores de interior, a dreamiopsis ama muito o sol, incluindo a luz solar direta, por isso é melhor instalá-lo em uma janela bem iluminada, voltada para o sul. Uma flor jovem ou recém-adquirida deve se acostumar ao sol gradualmente, protegendo-a com uma cortina de luz, o que é melhor em dias muito quentes, para que a dryopsiopsis não receba queimaduras nas folhas.
Temperatura e umidade
A temperatura confortável para a dreamiopsis é de + 20 a 25 ° C; na estação fria, a flor prefere uma temperatura mais baixa na região + de 14 a 15 ° C. A planta é completamente despretensiosa à umidade atmosférica e pode crescer em qualquer ambiente, mesmo com ar seco.
No entanto, durante um período muito quente, é melhor pulverizar suas folhas periodicamente, o que também ajudará a combater a poeira.
Home Care
O Dreamiopsis é plantado em uma panela espaçosa com solo úmido, fertilizado e com boa retenção de umidade. O solo para as culturas de bulbos, vendido em todas as lojas de flores, é adequado para isso.
Rega
A flor é regada à medida que a camada superficial do solo seca. Quanto mais quente e seco o ambiente, mais frequentemente você precisa regar a planta. No entanto, não encha demais com água, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes.
Para a irrigação, você precisa levar água limpa, macia e sedimentada. No período de outono-inverno, quando o crescimento ativo e a floração cessam, a rega da planta é muito menos comum e com menos água.
Você sabe Nas regiões sul dos EUA, dreamiopsis recebe o nome de “host americano” e é frequentemente plantada em áreas abertas como cobertura de solo. Ele não apenas suporta bem o clima árido, mas também permite economizar umidade no solo.
Aplicação de fertilizantes
A flor é alimentada na primavera e no verão com uma frequência de duas vezes por mês. Como a vegetação da planta ocorre exatamente nesse momento, a cobertura permite que ela se desenvolva adequadamente e floresça bem.
Como fertilizantes, misturas especiais são usadas para cultivos de bulbo, que são vendidos em lojas especializadas. Também adequado para cactos e suculentas. Todos os curativos são aplicados de acordo com as instruções do medicamento.
Poda
Parte das folhas da dryiopsis morre no inverno, ficando pálida a princípio até ficar transparente e depois caindo. Portanto, não há necessidade direta de poda: a planta pode cuidar de si mesma. No entanto, alguns jardineiros preferem ajudar suas flores e podar velhas folhas secas. De qualquer forma, não se preocupe - na primavera a flor liberará novas folhas e florescerá.
Transplante
Espécimes jovens precisam ser transplantados anualmente, adultos - uma vez a cada 2-3 anos. Isso se deve ao fato de que, à medida que os bulbos crescem, eles são "empurrados" para fora e ficam lotados na panela velha. O período ideal para o transplante é o início ou o meio da primavera.
Para transplante, ervilhas largas e rasas são tomadas com drenagem no fundo. Uma panela com um diâmetro de 15 a 20 cm é suficiente para plantas jovens e, além disso, o tanque é preenchido com uma mistura de solo solto e fertilizado para cultivos de bulbos, com boa respirabilidade e excelente retenção de umidade.Importante! O transplante é o melhor momento para plantar bulbos e propagar a flor. Lembre-se de que as lâmpadas devem sobressair ligeiramente acima da superfície da terra.
Você também pode fazer a mistura do solo, tomando igualmente:
- terra de relva;
- húmus ou composto;
- areia grossa do rio.
Na mistura, você pode adicionar carvão vegetal (de preferência bétula) em uma quantidade de cerca de 6% do volume total.
Você precisa transplantar da seguinte maneira:
- No fundo da nova panela, coloque uma camada de argila expandida, lascas de tijolos ou pedrinhas. A altura da camada deve ser de pelo menos 3 cm. Em seguida, despeje a mistura do solo, preenchendo aproximadamente 2/3 do volume da panela.
- Remova com cuidado a flor da panela velha, escove o chão e separe com muito cuidado a prole da lâmpada da mãe.
- Usando uma faca limpa, remova cuidadosamente todas as raízes e escamas danificadas e podres. Trate as fatias com carvão ativado em pó ou cinza de madeira ou deixe de molho por 15 a 20 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio. Deixe as lâmpadas secarem completamente.
- Plante os bulbos até as panelas preparadas, cavando um pouco mais da metade no solo. Para tornar a planta mais luxuriante, você pode plantar 3-5 lâmpadas simultaneamente a uma distância de 2-3 cm uma da outra.
- Compacte suavemente o solo ao redor dos bulbos e regue moderadamente. Regue a próxima vez não antes de uma semana depois.
Vídeo: Transplante de Dreamiopsis
Período de descanso
O período de descanso de Dremyopsis começa no outono. A flor está se preparando para o inverno, mudando de cor para uma cor lisa e deixando cair as folhas. Durante este período, é melhor que a temperatura na sala seja + 14-15 ° C. Você também deve reduzir a frequência e o volume da rega e abandonar completamente a cobertura. Tudo isso permitirá que a flor relaxe e com novo vigor continue a se desenvolver e florescer na próxima primavera.
Reprodução
A planta descrita se propaga de três maneiras - bulbos, sementes e folhas. O primeiro método é usado com mais frequência porque é o mais simples e mais eficaz.
Divisão Bulb
Os bulbos de Drimiopsis são propagados na primavera, no final do período dormente, durante o plantio ou transplante de uma flor. Para isso, as lâmpadas são separadas da planta mãe e os locais das fatias são tratados com madeira ou carvão ativado picado. Novas lâmpadas são plantadas em solo especial para as culturas de bulbos.
Cultivo de sementes
Esta planta tropical raramente forma sementes em casa, portanto esse método praticamente não é usado. No entanto, se você tiver sementes de Drimiopsis, plante-as em um recipiente com solo leve e bem úmido e cubra-as com um filme e depois coloque-as em uma sala quente (cerca de + 25 ° C) e iluminada.
As mudas devem aparecer dentro de 15 a 20 dias. Após a germinação das sementes, o filme deve ser removido e as mudas precisam ser regadas regularmente.
Você sabe Algumas flores de interior são muito úteis para pessoas com insônia, porque ajudam a adormecer. Por exemplo, o aloe pertence a tal: se você colocá-lo na janela do seu quarto, a planta contribuirá para um sono saudável e saudável.
Propagação de folhas
Este método é usado principalmente para Dreamiopsis de Kirim. Uma folha saudável da planta é separada na base e enraizada em uma mistura de turfa com perlita ou colocada na água. Você também pode usar uma faca limpa para dividir a folha em pedaços de 5-6 cm e plantar areia e grama em uma mistura. A germinação deve ocorrer em uma sala quente e bem iluminada, sem correntes de ar.
Dificuldades crescentes
A flor em questão tem uma imunidade bastante boa e raramente é afetada por doenças e pragas.
No entanto, algumas vezes ainda surgem alguns problemas, descritos abaixo com uma maneira de resolvê-los:
- ácaro - borrife a flor ou lave as folhas com uma solução quente (cerca de 50 ° C) de água com sabão;
- escala e pulgões - tratar a planta com medicamentos inseticidas adquiridos em uma loja especializada;
- podridão e fungo - ajustar o modo de irrigação, reduzindo sua frequência e volume;
- murchando - Fortaleça a rega, sombreie a flor do sol direto quente;
- folhas pálidas alongando pecíolos - reorganizar a planta em um local mais iluminado ou instalar uma fonte adicional de luz artificial;
- revestimento leve no chão - a falta de drenagem é eliminada por um transplante de flores com um dispositivo de camada de drenagem de pelo menos 3 cm de altura.
Em geral, a dryiopsis é uma das plantas de conteúdo mais simples e, ao mesmo tempo, bonita e original. Ficará bem em qualquer ambiente, criando um conforto especial e permitindo que você se admire por muitos anos.