O Departamento de Agricultura das Filipinas está pressionando para a importação de 300.000 toneladas de milho em face da escassez de oferta e espera que a indústria local de suínos e aves cresça rapidamente.
Em um comunicado, o ministro da Agricultura, Emmanuel Pignol, disse que seu departamento está esperando o ministro das Finanças, Carlos Dominguez, aprovar a mudança.
Além disso, o ministro disse que seu departamento também planeja cultivar milho em mais 100.000 ha e sorgo em outros 100.000 ha este ano para apoiar o crescimento da avicultura e suinocultura no país.
Os hectares adicionados de milho "serão um acréscimo ao que já foi semeado pelos agricultores nesta estação de semeadura e de sorgo - essas são novas áreas, localizadas principalmente nas terras periféricas que foram amplamente subutilizadas, inclusive na região de ancestrais indígenas "Disse Pinol.
Segundo o ministro, o programa de expansão da área semeada de milho aumentará a produção agrícola em 600.000 toneladas este ano, enquanto prevê-se que a produção de sorgo produza mais 400.000 toneladas."A expansão da área de milho, a abertura de outros 100.000 ha de sorgo e a importação de 300.000 toneladas de milho fazem parte dos preparativos do Ministério da Agricultura para o esperado aumento acentuado no setor de suínos e aves este ano", disse o ministro Pignol.