A abóbora é um verdadeiro tesouro de substâncias orgânicas e minerais, portanto, seus benefícios para a saúde não são duvidosos. No artigo, consideramos o efeito da abóbora no corpo humano, bem como seu uso na culinária, na medicina popular e na cosmetologia doméstica.
Descrição botânica de abóbora
Pumpkin é um gênero de plantas herbáceas anuais da família Pumpkin. Várias variedades desta cultura são cultivadas em jardins e melões. Abóbora cresce em um tiro de torção rastejante. O caule coberto por processos pontiagudos pode crescer até 10 metros de comprimento.
As folhas são alternadas, plantadas em pecíolos longos. A placa da folha é grande (até 30 cm de diâmetro), nervurada, com dentes finos, pontilhada com vilosidades duras. A flor é bastante grande, unissexual, principalmente cor de cenoura. O pedúnculo é com nervuras.
A fruta é esférica, oval ou em forma de pêra, com uma superfície lisa. A casca de abóbora é densa. O interior é carnudo, na seção você pode observar muitas sementes. O peso médio do feto é de 8 a 10 kg, às vezes esse número atinge 50 kg ou mais.
O comprimento da abóbora varia de 20 a 70 cm, dependendo da variedade - a fruta pode ser laranja, verde, branca, cinza, cinza e até rosa; simples ou manchado.
As sementes são grandes, planas, com cerca de 1 a 2 cm de tamanho, com uma borda lateral distinta e duas conchas. A cor das sementes pode ser amarelo pálido, branco ou marrom. O núcleo consiste em dois cotilédones amarelos e um germe.Você sabe Os índios cultivaram abóbora 5 mil anos atrás. Pasta usada eles na culinária, espremeram o óleo das sementes e prepararam os pratos da casca. Esta cultura vegetal chegou ao continente europeu por volta do século XVI graças aos conquistadores espanhóis.
A cultura é dividida em quatro tipos:
- Abóbora de noz-moscada - líder em sabor e características nutricionais. No entanto, esta é a variedade mais temperamental. Este grupo inclui variedades como Arabatskaya, Vitaminnaya, Marina di Chioggia, Pêra Dourada, Pérola em forma de pêra, Gilea, Novidade, Palav Cadu, Butternat.
- Frutos grandes - um grupo de variedades com frutos muito grandes e doces, com uma vida útil longa e sementes saborosas. Estes incluem: titânio, cem libras, variedade autopolinizada Sorriso, inverno de cogumelos, mármore, atlas, abóbora Hokkaido, bebê, docinho.
- Casca dura abóbora conhecido pelo amadurecimento precoce. O grupo é representado pelas seguintes variedades: búlgaro (ou unha feminina), abóbora gimnosperma, sardas, arbusto Gribovskaya, delicata, polka Danka, amêndoa e país.
- Decorativo abóbora - inadequado para uso em variedades culinárias. Os representantes mais atraentes do grupo são: Crown, Warty Pumpkin, Fungus (ou Churban), Orange, Sweet Dumplinq, com aparência muito semelhante ao Jack-be-little e Baby Boo, variedades em forma de pêra Kleine Birne Bicolor e Kleine Bicolor.
Propriedades úteis
As variedades comestíveis podem ser consumidas de qualquer forma - cru, cozido, assado, seco. Vamos descobrir qual é a utilidade do vegetal descrito e descobrir se ele mantém suas características nutricionais após o processamento.
Abóbora cozida
Após o tratamento térmico, algumas das substâncias orgânicas e oligoelementos desaparecem. Apesar disso, o produto em questão tem um efeito geralmente positivo nos órgãos internos.
A polpa fervida ajuda a remover toxinas e sais de sódio, tem um efeito colerético, diurético e laxante direto. Este produto dietético alivia a condição daqueles que sofrem de patologias cardiovasculares e estão acima do peso - reduz a carga no músculo cardíaco em certa medida.
Vegetais cozidos são indispensáveis para pessoas maiores de idade, porque após o tratamento térmico, tornam-se muito macios. Nesta forma, a polpa é melhor percebida pelos dentes e pelo estômago. Pelo mesmo motivo, o produto é ótimo para comida de bebê.
Abóbora seca
Outra oportunidade para preservar a maioria das qualidades benéficas de um vegetal de laranja é secá-lo.
A abóbora seca é valorizada não menos fresca: a principal vantagem é que ela praticamente não requer processamento adicional.
Após a secagem, quase todas as vitaminas contidas no produto fresco são preservadas. Abóbora seca pode dar força aos atletas. Além disso, esse produto melhora a memória, cura a digestão e remove bile e muco.
Óleos de abóbora
O óleo de abóbora é conhecido por seu alto valor nutricional; é 40% produzido a partir da polpa e sementes de um vegetal. O óleo pode ser comprado em uma farmácia por pouco dinheiro. Um remédio natural é indispensável no tratamento e prevenção de várias doenças. É usado na patologia do trato gastrointestinal, sistemas cardiovascular e endócrino.
O produto é capaz de limpar o corpo de toxinas. O óleo ajuda a fortalecer as defesas do corpo, mantém o equilíbrio hormonal. O produto é utilizado e, para problemas de visão, funcionamento prejudicado do sistema reprodutivo, trata os danos das mucosas.
Além disso, este óleo tem um efeito benéfico na epiderme, cabelos, unhas, na condição dos ossos e cartilagens. Também são conhecidas propriedades cicatrizantes e antibacterianas do produto.
Importante! O óleo de abóbora não é adequado para fritar, porque após o tratamento térmico perde a maior parte de suas qualidades nutricionais.
Semente de girassol
O valor das sementes é explicado pelo aumento da concentração de proteínas, magnésio, zinco, tocoferol, ácidos úteis e óleos vegetais (mais de 50%). Eles estimulam o trabalho do músculo cardíaco, aliviam a dor na angina de peito e outras patologias do coração e dos vasos sanguíneos. As sementes são úteis na prevenção e tratamento de doenças hepáticas e renais.
Após a secagem, o produto pode ser armazenado por até 2 anos sem perder suas propriedades. As sementes secas são úteis para os sistemas reprodutivos masculino e feminino - ativam hormônios sexuais e previnem a prostatite nos homens.
As sementes são muito eficazes no combate aos helmintos, ajudam na caspa, nos cabelos oleosos e na acne da pele do rosto e do corpo. Esta é uma excelente ferramenta para retardar o envelhecimento da pele.
Tops
Ao preparar receitas para a medicina alternativa, até folhas de abóbora são usadas. A utilidade dos topos de vegetais pode ser verificada estudando sua composição. Ele contém várias proteínas chamadas PR-1, PR-2, PR-5, que exibem propriedades antibióticas e antifúngicas pronunciadas.
Ao usar folhas de abóbora, o processo de cicatrização é acelerado. Além disso, no topo há muita vitamina C (mais do que na polpa). Devido ao ácido ascórbico, o sistema imunológico é fortalecido, os processos de formação de sangue são regulados. Os benefícios estão em regular o metabolismo, remover toxinas e retardar o processo de envelhecimento.
Contra-indicações e efeitos colaterais
Infelizmente, o vegetal apresentado não possui apenas propriedades úteis.
- Você não deve incluí-lo no menu se sofrer das seguintes doenças:
- doenças crônicas do trato gastrointestinal (especialmente nas fases de exacerbação);
- falha do equilíbrio ácido-base no corpo;
- diabetes mellitus.
A razão para recusar a abóbora pode ser uma reação alérgica individual. Algumas pessoas experimentam flatulência ao usar este vegetal. As crianças podem ter cólicas. Se você também notou uma reação negativa do seu corpo, nesse caso, é melhor evitar consumir abóbora.
O uso frequente de sementes pode causar náusea e vômito. E o suco de abóbora pode causar efeitos colaterais - inchaço, diarréia e náusea.Importante! Sementes de abóbora são especialmente prejudiciais para as gestantes. — eles podem causar parto prematuro. Se você quiser incluir uma abóbora em seu cardápio durante o período em que tiver um filho, consulte primeiro um médico.
Composição química e teor calórico
A seguir, analisamos a composição química do produto.
100 g de abóbora contém:
- proteínas - 0,9 g;
- carboidratos - 5,9 g (incluindo mono- e dissacarídeos - 4,1 g);
- pectinas - 0,3 g;
- ácidos orgânicos - 0,1 g.
A quantidade de água no vegetal é de 90,2 g, e a cinza é de 0,5 g.A saturação do feto com fibra é de 1,2 g.A abóbora é famosa por sua considerável concentração de vitaminas.
Dê uma olhada
As substâncias orgânicas no produto são apresentadas da seguinte forma:
- retinol - 1,4 mg;
- tiamina - 0,05 mg;
- riboflavina - 0,06 mg;
- niacina - 0,5 mg;
- ácido fólico - 6 mcg;
- ácido ascórbico - 14 mg.
Os macronutrientes essenciais para o corpo estão nas frutas alaranjadas em quantidades:
- potássio - 200 mg;
- cálcio - 26 mg;
- magnésio - 14 mg;
- sódio - 4 mg;
- fósforo - 24 mg.
Saturação de micronutrientes:
- ferro - 0,4 mg;
- iodo - 1 mcg;
- cobalto - 1 mcg;
- Manganês - 38 mcg;
- cobre - 180 mcg;
- flúor - 84 mcg;
- zinco - 240 mcg.
A abóbora é caracterizada por um valor energético bastante alto: 100 g de produto bruto contêm uma média de cerca de 25 kcal.
Importante! O teor calórico das sementes de abóbora é 25 vezes superior ao teor calórico da polpa: 100 g de sementes contêm 556 kcal.
Funcionalidades da aplicação
A seguir, consideramos como hoje cozinheiros, médicos folclóricos e cosmetologistas usam esse vegetal acessível em sua prática.
Na cozinha
A abóbora encontrou aplicação em receitas para uma variedade de cozinhas na maioria dos países. É mais popular na Europa, bem como na América do Norte e do Sul.
A abóbora pode ser submetida a vários tipos de tratamento térmico: assar, cozinhar, vapor. O vegetal é adequado para fazer sopas, como recheio de tortas, pode servir como acompanhamento para pratos de carne, base para a produção de pudins, sobremesas.
Delicioso suco é obtido a partir de abóboras. São adicionadas frutas finamente picadas a vários cereais, o que os tornará ainda mais nutritivos. Eles o usam mesmo sem processamento - em uma forma picada e ralada, espremendo suco. Abóboras podem ser preservadas para o inverno. Para preservação, os frutos das variedades de noz-moscada são ideais.
Com base em frutas, as plantas até produzem comida para bebê, por exemplo, purê de Gerber. Depois de processar o vegetal em purê de batatas, é facilmente absorvido pelo corpo da criança.As sementes de girassol são consumidas cruas e secas. Eles podem complementar saladas, ensopados de legumes e tornar-se ingredientes para um cereal de café da manhã. Além disso, as sementes podem ser moídas com mel. Óleo útil é feito a partir deles. Tais produtos têm um aroma específico a nozes e um leve amargor no paladar.
Também a partir das sementes você pode obter uma bebida semelhante ao leite de amêndoa. Para fazer isso, as matérias-primas pré-embebidas são trituradas no liquidificador e, em seguida, a massa resultante é misturada com água.
Sementes de abóbora são populares na culinária mexicana. Eles são usados para produzir molhos tradicionais para este país.
As folhas de abóbora têm um sabor refinado. Eles podem ser comidos crus adicionando saladas. O cheiro de tops cozidos é semelhante ao aroma de espinafre. Os vegetais de abóbora podem ser um excelente ingrediente para sopas.
Para tratamento
Na farmacologia e na produção de suplementos alimentares, as sementes de abóbora são amplamente utilizadas (por exemplo, para obter a preparação de sementes de abóbora). O principal componente que permite que esses medicamentos combatam os parasitas no corpo faz parte da casca fina de sementes.
Para desparasitação, é usada uma decocção de 400-500 g de sementes cruas que são bebidas com o estômago vazio e, 2 horas após a ingestão, o esôfago deve ser esvaziado com um laxante salino. As sementes também são usadas para violar as funções da bexiga.Você sabe Nos Estados Unidos, a maior torta de abóbora foi assada com 152 cm de diâmetro e, para sua preparação, os padeiros usaram 3 kg de vegetais, 1,5 kg de açúcar granulado e 144 ovos. Um tratamento gigante foi cozido por cerca de 6 horas.
Na farmacologia, a polpa de abóbora é especialmente valorizada, pois é uma excelente fonte de caroteno. A polpa cozida com mel é útil para problemas cardíacos, bem como para doenças hepáticas e renais, e suprime a sensação de náusea em gestantes.
Além disso, ela é boa no papel de aceleradora do metabolismo, além de ser um laxante e diurético leves. Para estes fins, é utilizado abóbora crua ou produto ralado. Uma decocção de estacas também tem um bom efeito diurético.
Para o intestino, mingau de polpa, mel e grumos de trigo é útil. É usado para colite, se houver dificuldades com a limpeza do intestino. Um bom efeito colerético pode ser alcançado se, por cerca de três meses, houver 0,5 kg de produto bruto diariamente.
Você também pode tomar um análogo cozido ou fervido - 1,5-3 kg. Uma decocção preparada com 15 a 20 g de cauda de planta e 2 copos de água tem o mesmo efeito. A composição deve ser fervida por um quarto de hora.
Na cistite crônica, o mingau de abóbora é indicado: duas vezes ao dia, 50 g cada.Néctar fresco também é bom neste caso - são necessárias 2-3 doses diariamente. Graças ao suco (0,5 xícaras por dia), você pode aliviar o inchaço, melhorar a função intestinal e acelerar a eliminação de sais do corpo.
A ingestão regular de néctar de abóbora fresco ou uma decocção com mel ajuda contra a insônia. As pessoas também praticam o uso externo do vegetal. Compressas de suco de abóbora são prescritas para queimaduras, psoríase, dermatite. Quando a doença periodontal com suco fresco de um feto de laranja, recomenda-se enxaguar a cavidade oral. Você também pode aplicar uma decocção de flores nas feridas.
Em cosmetologia
Devido à alta concentração na polpa de oligoelementos valiosos e substâncias orgânicas, é frequentemente usado na produção de uma variedade de máscaras naturais para cabelos e pele. As máscaras são preparadas a partir de polpa crua ou fervida: os produtos hidratam e nutrem a epiderme.
Para preparar uma máscara para o tipo de pele seca, gema de ovo, mel, leite e polpa crua são misturados em quantidades iguais. E misturado com a proteína do ovo, obter máscaras para a pele oleosa. Graças às propriedades anti-inflamatórias das abóboras, os cosméticos que contêm esse vegetal ajudam a livrar a pele da acne.
Também existem receitas para clarear manchas de pigmento usando mingau à base de sementes de abóbora esmagadas. Para isso, 1 colher de sopa. eu sementes de girassol são misturadas com uma quantidade semelhante de leite azedo, adicione 1 colher de chá de suco de limão e mel. A composição é aplicada à pele por 15 minutos, após o que é lavada com água fria.
Esteticistas do Japão e da Coréia estão criando cosméticos à base de extratos de abóbora, posicionando-os como hidratantes.
Para resolver o problema das pontas duplas dos cabelos, as sementes descascadas e picadas são diluídas com água na proporção de 1:10. A composição é aplicada ao cabelo e a cabeça é coberta com uma toalha por 30 minutos. Após o tempo especificado, a máscara é lavada com água e sabão.
Você sabe Nos tempos antigos, na Ucrânia, a abóbora servia como parte das partidas. Os vegetais de outono foram apresentados a noivos não-viáveis.
Os princípios básicos do cultivo de abóbora
Abóbora é uma cabaça. Esta é uma planta que ama o calor, resistente ao calor, fotofílica e tolerante à seca. A semeadura das sementes deve ser realizada a uma temperatura do ar de pelo menos + 14 ° C e o solo a cerca de 10 ° C. O site em si deve estar localizado em um local ensolarado.
No caso de uma temperatura mais baixa, há uma boa chance de as sementes plantadas não germinarem. É aconselhável plantar uma abóbora em um monte improvisado de composto: no local, forme uma depressão, despeje dois baldes de solo fértil (com húmus e estrume) e plante as sementes.Para manter a umidade do solo, cubra parte do jardim livre de plantio com terra ou polietileno. Se houver falta de umidade antes da semeadura, despeje água morna no chão: isso aumentará as chances de um cultivo bem-sucedido de abóbora.
Ao propagar a cultura apresentada pelas mudas, são necessárias mudas transplantadas em campo aberto em meados de maio ou início do verão. Mantenha uma distância de pelo menos 1 metro entre as plantas, pois o arbusto cresce muito.
Leitura Recomendada
Você pode propagar a transferência de abóbora e pólen. Para fins de polinização artificial, apenas as primeiras flores femininas de plantas fortes e saudáveis são selecionadas. Você precisa polinizar as flores à mão diariamente.
Para que os vegetais não toquem o chão, embaixo de cada abóbora cultivada no local, é necessário colocar uma prancha pequena. Caso contrário, a podridão das frutas começará.
É fácil cuidar da colheita: você precisa remover as ervas daninhas da cama conforme necessário, soltar a água.
Use água suficiente para irrigação, impedindo que o solo seque. Além disso, a planta precisa ser bem alimentada com fertilizantes nitrogenados e potássicos.
Para que a planta agrade o tamanho e a qualidade de seus frutos, ela deve ser cortada. No final da abóbora madura, é necessário beliscar o caule. Se você negligenciar este procedimento e não remover a parte superior, a abóbora deixará de crescer e as folhas restantes mudarão para a nutrição dos frutos já formados.Além disso, não esqueça de colher flores durante julho e agosto. Quanto à questão de saber se a planta está amarrada durante o cultivo, tudo fica claro aqui - a instalação do suporte é um procedimento obrigatório. É necessário coletar frutas do jardim no início do outono, em clima seco. Um sinal de quando cortar a fruta é a cor das folhas - elas perdem a cor verde e começam a ficar amarelas.
Coleta e armazenamento
Retire as frutas com cuidado, cortando-as sem falhar junto com as caudas. Quanto ao motivo pelo qual os talos não devem ser cortados - nos frutos maduros, eles caem facilmente.
Para armazenamento adicional, escolha amostras não feridas, sem abrasões e cortes na pele. Durante algum tempo, mantenha a colheita ao sol até a casca secar e ficar mais forte.
Importante! Ao escolher uma abóbora, em nenhum caso você deve permitir danos às cascas: tente levar as frutas com muito cuidado.
Após a colheita, classifique a colheita por tamanho, qualidade e maturidade. Em um local escuro, frutas inteiras podem ser armazenadas por várias semanas. A sala de armazenamento pode ser uma sala com uma temperatura de + 10 ... + 20 ° C ou um porão ventilado com ar seco e uma temperatura de pelo menos + 4 ° C.
As variedades de frutos grandes com armazenamento adequado podem permanecer até maio, enquanto o sabor e as características nutricionais apenas aumentam. A abóbora cortada deve ser mantida apenas na geladeira (não mais que 30 dias).
Como você pode ver, em termos de seu efeito benéfico no corpo humano, a abóbora pode ser comparada e até deixar para trás muitas plantações usadas na culinária, medicina popular e cosmetologia.