A doença mais comum que afeta Solanaceae é a praga tardia. Felizmente, o jardineiro pode encontrar muitas ferramentas disponíveis para ajudar a superar esse flagelo: sulfato de cobre, líquido de Bordeaux, etc. Mas você pode usar os medicamentos vendidos em todas as farmácias. O principal é preparar adequadamente a solução e processar corretamente as plantas. Hoje decidimos conversar sobre como nos livrar da praga tardia ao usar iodo e ácido bórico.
Descrição da doença
A maioria dos jardineiros que cultivam tomates conhece esse incômodo como a praga tardia (uma doença causada por um fungo). É o tomate que, mais frequentemente do que outras culturas vegetais, está sujeito a esta doença, que é expressa pelo escurecimento dos tomates e folhas, e também reduz a quantidade de rendimento. Phytophthora mora no chão e geralmente se manifesta na segunda metade da temporada, quando as noites se tornam frias e úmidas.
Razões para a aparência
O aparecimento de um fungo nos tomates pode causar esses fatores:
- excesso de nitrogênio e cal no solo. Este elemento promove o crescimento da praga tardia. Fugindo do solo ácido, os jardineiros o saturam com limão, provocando a praga tardia;
- densidade de plantio. Esse fator dificulta a ventilação das plantas que crescem em solo protegido e não dá acesso ao ar nas plantas em áreas abertas. E durante a vida do fungo, o ambiente da estufa é exatamente isso;
- diferenças de temperatura. Quando os dias quentes são substituídos por noites frias. Durante esse período, muito orvalho é liberado, o que se torna uma fonte para o desenvolvimento da podridão;
- nutrição insuficiente (deficiência de potássio, manganês, cobre, iodo). A cultura perde imunidade a várias doenças, o que aumenta o risco de praga tardia;
- bairro errado. Por exemplo, batatas que crescem de perto causam fungos;
- rega excessiva. Durante o amadurecimento dos frutos, é desejável controlar que a umidade não entre na folhagem e nos frutos.
Você sabe O principal sinal de atividade da fitofitora é o aparecimento de cogumelos da floresta. Assim que esses vizinhos são notados, você precisa monitorar de perto os tomates.
Sinais
A praga tardia nos tomates pode ser identificada por esses sinais:
- o caule é coberto com pontos de forma irregular de um tom marrom;
- as inflorescências escurecem ou ficam amarelas e rapidamente caem;
- a princípio, manchas escuras aparecem nas folhas, e então a folhagem seca e se desfaz;
- tomates são cobertos com manchas marrom-acinzentadas ou escuras.
O que é uma praga tarde perigosa
A doença é assustadora para os tomates, pois pode destruir completamente toda a colheita em quase alguns dias. Infelizmente, o fungo é muito tenaz. Suas sementes podem ser encontradas em qualquer lugar: no solo, material de semeadura, ferramentas de jardim, detritos de plantas, coberturas de estufas; portanto, a principal tarefa do jardineiro é minimizar o número de esporos e eliminar quaisquer condições para seu desenvolvimento e distribuição.
O efeito do iodo e do ácido bórico nos tomates
O efeito da solução nas plantas pode ser entendido considerando todas as propriedades que cada componente possui e seu efeito nos tomates.
Prós
A principal vantagem do iodo é sua segurança para pessoas e plantas, se você usar uma pequena dose.
- Portanto, usando iodo e ácido bórico, além de eliminar a praga, você pode obter esses resultados:
- melhorar o metabolismo do nitrogênio. O iodo pode ser um excelente substituto para a fertilização à base de nitrogênio;
- intensificar a floração. O boro aprimora esse processo;
- aumentar a produtividade e manter a composição do solo. A solução iodada não afeta as propriedades do solo;
- rapidamente lida com fungos na superfície das mudas e no solo. Assim, o amadurecimento dos frutos ocorrerá mais intensamente;
- aumentar a cultura da imunidade. Além de eliminar os sinais de praga tardia, as plantas podem ser endurecidas;
- Diminuição da podridão dos tomates. Esse processo é intenso com alta umidade;
- melhorar o sabor dos tomates. O boro aumenta o fluxo de açúcar para a fruta.
Contras
Se o iodo para plantas e solo for completamente inofensivo, você precisará trabalhar com ácido ortobórico com cuidado. Um excesso dessa substância afeta a qualidade de manutenção da fruta.
Termos para o processamento de tomates com iodo e ácido bórico
Como aviso da doença, o tomate é processado durante o período de maturação. Assim, você pode não apenas prevenir a doença, mas também acelerar o amadurecimento da fruta. As medidas preventivas continuam mesmo quando ocorrem noites frias ou chuvas prolongadas. Se os primeiros sinais de praga aparecerem na planta, todo o plantio será cuidadosamente pulverizado.
Como preparar uma solução para o processamento de tomates
A combinação de iodo e ácido bórico é um remédio bastante eficaz contra a praga tardia. Fazer você mesmo uma solução não é nada difícil.
Proporções e componentes
A suspensão contém vários elementos:
- ácido bórico (1%) - 1 colher de chá (1 saqueta);
- iodo - 30 gotas;
- água - 10 litros.
Importante! Pode ser tratado com pouca frequência com solução de boro-iodo e, ao mesmo tempo, suportar uma pausa de dez dias.
Instruções de cozimento passo a passo
A preparação da solução consiste em várias etapas simples.
- Dilua o ácido bórico em um copo de água morna.
- Adicione a solução a um balde de água.
- Arrefecer a mistura.
- Diluir iodo na suspensão final.
Vídeo: preparando uma solução para o processamento de tomate
Processamento de tomate com ácido bórico e iodo da praga tardia
Iniciando o tratamento das plantas, você deve lidar com as causas da infecção e eliminá-las, e somente depois disso prosseguir com o procedimento. Para o tratamento de fungos, não apenas a parte aérea da planta é tratada, mas também o solo.
Em geral, a tecnologia de processo é assim:
- Limpeza preliminar. Antes de iniciar o procedimento, todos os processos doentes são removidos.
- Sob a raiz, despeje a solução apenas em solo úmido.
- A parte aérea dos tomates é pulverizada em tempo seco. Se o tomate cresce em estufa, o processo é acompanhado por ventilação.
- O procedimento é realizado de manhã ou à noite.
Importante! No tratamento de tomates devem ser tratados plantando batatas nas proximidades. É o bairro da batata que provoca o aparecimento de fungos nos tomates.
Dicas adicionais
Para os jardineiros que são negativos em relação a produtos químicos e preferem usar remédios populares, os especialistas oferecem várias receitas eficazes para o controle da praga tardia:
- Soro de leite ou kefir. O produto lácteo é diluído em quantidades iguais de água (kefir - 1:10) e deixa a solução fermentar. Você pode pulverizar diariamente.
- Refrigerante Componentes: ½ balde de água, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma pequena quantidade de sabão líquido (como componente pegajoso). Processado a cada 7-10 dias ou após a chuva.
- Sal Um profilático que não é capaz de se livrar da doença. Ingredientes: 250 g de sal, 10 l de água. Dissolva o sal e pulverize o arbusto inteiro. Repita o procedimento após a precipitação.
- Vinagre Ingredientes: 100 ml de vinagre de mesa (9%), 10 l de água. A planta é pulverizada completamente. Mas é desejável que essa ferramenta se alterne com outros métodos.
- Creme dental. Componentes: creme dental - 1 embalagem, água - 10 l. A pasta é diluída em água e pulverizada após chuva. O método é adequado como profilaxia.
- Tintura de alho. Ingredientes: flechas picadas e dentes de alho - 1,5 xícaras, água - 10 l. Alho é derramado com água e infundido por um dia. A cada 14 dias, todas as mudas são pulverizadas.
- Água a ferver. A água normal é levada a ferver, despejada em um regador com um bico. Regada uma vez por semana, com muito cuidado para não prejudicar os tomates.
- Ash Ingredientes: cinza - 5 kg, água - 10 l, algumas gotas de sabão líquido. As cinzas são vertidas com água e infundidas por 3 dias. A solução é misturada periodicamente. Em seguida, a composição é diluída com água para obter 30 L de suspensão e é adicionado sabão. Processado 3 vezes por estação: 7 dias após o plantio de mudas, antes da floração, após a formação dos ovários.
- Levedura Ingredientes: fermento - 100 g, água - 10 l. O fermento é produzido em água morna, insiste por um curto período de tempo e pulveriza arbustos.
- Hay. Composição: feno apodrecido - 1 kg, água - 10 l, uréia - 100 g O feno é derramado com água morna e a uréia é adicionada (pode ser substituída por amônia). A solução é infundida por 3 dias.
Para reduzir o risco de desenvolver a doença, você deve seguir essas recomendações:
- Observe as regras de rotação de culturas. Você não pode plantar tomates depois ou perto de berinjela, batata, pimentão. Além disso, cultivar tomates no mesmo local não deve ocorrer antes de 4 anos.
- Escolha lugares ensolarados para pousar.
- Se o solo é rico em cal, a turfa é adicionada ao buraco e o plantio no topo é polvilhado com areia. Você pode soltar a casca de cebola no caroço.
- Você não pode engrossar o pouso.
- Molhar sob a raiz, tentando não molhar as folhas e os frutos. Na segunda metade da temporada, esse processo pode ser completamente interrompido e regado apenas se não houver chuva. A melhor maneira de regar é o início da manhã.
- Cobrir os arbustos, remova a folhagem crescida e desnecessária a tempo.
- Use imunomoduladores.
- Aplique cobertura de nitrogênio somente na primeira metade da estação de crescimento. Mais tarde, eles apenas provocam o desenvolvimento da praga tardia.
Você sabe A praga tardia na tradução é definida como "uma planta de matar".
Precauções de trabalho
A base da segurança ao trabalhar com produtos químicos é a observância de várias regras. Antes de tudo, o jardineiro deve usar esse equipamento de proteção:
- respirador
- óculos;
- avental de proteção;
- luvas de borracha.
Será seguro pulverizar se você seguir estas regras:
- prepare a solução ao ar livre em clima quente e calmo;
- a suspensão é derramada no spray. A solução deve cair na planta com pequenas gotas;
- use equipamento de proteção.
Em resumo, observamos que o tratamento de tomate com ácido bórico e iodo é a melhor maneira de proteger contra a praga e aumentar a produtividade. A principal condição é a conformidade com as proporções da solução e as regras de processamento.Importante! A exposição única a vapores no trato respiratório pode causar desconforto, mas não é uma ameaça. Mas a reentrada pode ser fatal.