O hibisco é uma planta tropical brilhante que pode ser cultivada mesmo em apartamentos comuns da cidade. Quais condições para isso precisam ser criadas estão descritas nesta revisão.
Descrição da rosa chinesa
O nome "hibisco" é aplicado a todo um gênero de plantas da família Malvaceae, constituído por arbustos e árvores, ervas perenes e até anuais.
O hibisco chinês (também conhecido como rosa chinesa) está diretamente relacionado ao Império Celestial: sua terra natal é a parte norte da península da Indochina e, consequentemente, a parte sul da moderna República Popular da China. Atualmente, esse arbusto ornamental, com três metros de altura, pode ser encontrado em quase todas as regiões do globo. Nos países tropicais e subtropicais, a planta se enraíza há muito tempo e é forte, e em regiões com um clima mais severo, jardineiros experientes a cultivam com sucesso em campo aberto ou em estufas ou como planta de casa.
Tipo | Arbusto |
Altura | Até 4,5 m |
Sistema raiz | Rod |
Folhas | Verde escuro, esculpido e peciolado |
Flores | Vermelho vivo, grande (até 16 cm de diâmetro) e delicado, com um longo batedor decorativo |
A fruta | Caixa de cinco folhas |
Além da rosa chinesa (Hibiscus rosa-sinensis), na natureza existem cerca de duzentas e cinquenta variedades de hibisco e, graças aos esforços dos criadores, esse número pode ser dobrado.
Entre as espécies de plantas mais comuns, vale ressaltar o Hibiscus:
Você sabe Mundialmente famoso chá vermelho aromático "Karkade"Fabricada com as pétalas de uma rosa sudanesa. Mas o hibisco de cânhamo em muitos países é cultivado para uso na indústria têxtil. Fios naturais e finos se torçam.
Entre os mais bem sucedidos híbridos de hibisco estão os seguintes:
Posso manter o hibisco em casa?
Muitos têm medo de manter o hibisco em casa, pois muitas superstições estão associadas a esta planta. Na Europa, é chamada não apenas de "Flor da Morte", mas também de um apelido ainda mais assustador - "sedento de sangue". É difícil dizer como a rosa chinesa ganhou tanta fama, mas as pessoas dizem que:
- se o hibisco floresceu em casa, significa que logo um dos membros da família morrerá;
- cor vermelho-sangue A rosa chinesa recebe, comendo o sangue das pessoas que moram na casa;
- se o hibisco estiver em uma residência onde há uma garota solteira, a anfitriã terá muitos admiradores, mas nunca encontrará noivo e marido. A mulher já está casada - a família logo se separará (outro nome desagradável para a flor é "marido");
- a rosa murcha e morta da casa chinesa é um mensageiro fiel de uma doença grave de um dos membros da família. Segundo outras fontes, o estado da flor reflete diretamente os relacionamentos familiares (a planta parece saudável - a família tem paz e sossego, mas quando a flor está doente, brigas e brigas começam entre os cônjuges).
Para contrabalançar uma atitude tão injusta, vale a pena notar que a notoriedade pelo hibisco se fortaleceu exclusivamente na Europa. No Oriente, de onde esta planta vem, associações completamente opostas estão associadas a ela - é chamada de "flor do amor", e as meninas indianas tecem o "marido" na coroa da noiva antes da cerimônia de casamento.
Assim, a resposta para a questão de manter os chineses em casa diretamente depende de qual dos dois opostos em poderes sobrenaturais espirituais dessa flor uma pessoa prefere acreditar (ou não acreditar).Você sabe O hibisco é um dos símbolos oficiais da República do Haiti e da Malásia, onde sua imagem é cunhada em moedas. O emblema da Coréia do Sul, aprovado em 1963, tem o tradicional sinal "Yin e Yang", simbolizando paz e harmonia, cercado por cinco pétalas da rosa síria (Hibiscus syriacus).
Condições de detenção
Aqueles que são céticos em relação à superstição e querem decorar sua casa com uma planta decorativa com lindas flores devem estar cientes dos requisitos básicos que uma rosa chinesa possui para as condições de detenção. Para maior clareza, eles são dados na forma de uma tabela:
Temperatura ideal durante a estação de crescimento | +20 ° C |
Temperatura de repouso ideal | +16 ° C |
Temperatura mínima permitida | + 10 ° C |
Umidade ideal do ar | 70% |
Ótimas condições de iluminação | A planta é fotofílica, mas deve ser protegida da luz solar direta. O melhor lugar do apartamento são as janelas voltadas para o leste ou oeste. |
Requisitos de umidade do solo | Durante a estação de crescimento - um alto grau de umidade; durante o período de dormência, a rega deve ser reduzida. |
No verão, a rosa chinesa pode (e até preferencialmente) ser levada ao ar livre, protegendo contra ventos fortes, sol escaldante ou chuvas fortes. Todos esses fatores podem danificar não apenas flores delicadas, mas também folhas de hibisco decorativas.
Home Care
Quem não sabe cuidar de uma rosa chinesa deve ter em mente que essa flor precisa ser respeitada e irrigada, além de um transplante oportuno e adequado. Já que estamos falando de um arbusto alto, então, para que fique bonito dentro de casa, ele precisa ser formado.
Rega e alimentação
Todas as plantas tropicais adoram alta umidade, e a rosa chinesa não é exceção. Porém, deve ser regada abundantemente apenas durante o período da fase ativa do desenvolvimento das flores (de fevereiro a outubro). Quando o horário de verão é reduzido e a temperatura ambiente fica mais baixa, a rega excessiva pode prejudicar as raízes e as folhas.O hibisco é regado com água mole vários graus acima da temperatura ambiente. Ao usar água da torneira, ela deve ser defendida em um recipiente aberto por pelo menos 24 horas.
A rega foliar (pulverização ou aspersão) da rosa chinesa é muito útil.Importante! Não deixe a água na panela por um longo período de tempo nem use menos água ao cuidar de hibiscos. Nesse caso, as substâncias minerais são lavadas do solo, o que afeta adversamente o desenvolvimento da planta.
Tais procedimentos podem ser realizados mesmo durante um período de descanso (especialmente se o ar na sala aquecida ficar excessivamente seco). Como na irrigação, a água morna e bem defendida é usada para aspersão.
Quanto à alimentação, o hibisco precisa deles apenas durante a estação de crescimento. Para esses fins, fertilizantes complexos são frequentemente usados para florescer plantas de interior ("Arco-Íris", "Ideal"). Uma grande quantidade de fósforo, geralmente incluída em tais misturas, em uma rosa chinesa pode causar mais mal do que bem. Portanto, ao escolher um produto, é melhor focar no alto teor de nitrogênio, potássio e magnésio, que fornece uma linda cor esmeralda às folhas de hibisco. Além da adubação mineral, de tempos em tempos é necessário enriquecer a terra com matéria orgânica.Ao aplicar fertilizantes, deve-se orientar pelas seguintes regras:
- o hibisco pode ser alimentado com métodos de raiz e foliar (folhas);
- antes de aplicar o fertilizante no solo, ele deve primeiro ser regado para que substâncias minerais em grandes concentrações não queimem as raízes;
- em dias ensolarados, é indesejável alimentar a planta (é melhor transferir o procedimento para tarde da noite);
- plantas jovens fertilizam com mais frequência. Para adultos, a frequência pode ser reduzida (a frequência ideal de aplicação de fertilizante, respectivamente, varia de uma vez por semana a uma vez por mês);
- Não fertilize em uma panela com uma planta recém transplantada.
Transplante
O transplante é necessário para flores de interior por duas razões - para enriquecer o solo e obter espaço adicional para o sistema radicular em desenvolvimento. Dependendo de quão crítica é a solução do primeiro problema (em que condição o substrato está no vaso), duas versões deste procedimento são usadas - transplante e transbordo.
Neste último caso, a planta se muda para uma nova panela junto com um pedaço de terra. Ao mesmo tempo, uma pequena quantidade de mistura de solo fresco é introduzida no tanque. Esse método para uma planta é mais preferido. Por esse motivo, é tão importante alimentar regularmente a flor e evitar o esgotamento do solo.O sistema radicular do hibisco está se desenvolvendo muito poderoso, então as plantas jovens precisam substituir o vaso por um mais espaçoso (pelo menos uma vez por ano). Os arbustos adultos não podem ser perturbados por 2-3 anos - basta polvilhar um pouco de novo substrato fértil na panela na primavera. Para uma rosa chinesa, solos leves e soltos com reação neutra são os mais adequados (nível de pH dentro de 6).
Esse substrato pode ser preparado de forma independente misturando solo de folha ou grama com húmus e areia (os dois últimos componentes são tomados em uma proporção de 10% da composição principal do solo). Como fertilizante de potássio (e ao mesmo tempo para desinfecção), uma pequena quantidade de cinza de madeira pode ser adicionada à mistura. A inclusão de turfa no substrato também é bem-vinda. A matéria orgânica imatura na fabricação da mistura do solo para a rosa chinesa não deve ser usada.
Para proteger o sistema radicular do hibisco da decomposição, devem ser fornecidos orifícios de drenagem na panela. Uma camada espessa de argila expandida, cascalho fino, areia grossa ou outro material é colocada no fundo, o que garantirá a saída de excesso de água.Importante! Quase todas as plantas de interior são melhor transplantadas no início de um aumento ativo no horário de verão - de meados de fevereiro ao final de março.
Vídeo: Transplante de hibisco
Corte e modelagem
A poda adequada do hibisco é uma ciência. No entanto, ainda é necessário compreendê-lo, porque, caso contrário, o arbusto nunca parecerá decorativo, começará a dobrar e esse processo logo se tornará irreversível. Se os brotos não forem cortados a tempo, isso afetará negativamente a condição das folhas e flores da rosa chinesa, uma vez que a planta passará a principal vitalidade na manutenção de galhos velhos e fracos.
Existem várias variedades de poda que você precisa conseguir distinguir uma da outra.
Beliscar
Beliscar é o encurtamento dos topos das plantas jovens para fazê-las se ramificar. Antes de executar esse procedimento, o tronco deve ser amarrado com a instalação de um suporte sólido próximo a ele (você pode usar um palito de sushi ou um lápis). Em seguida, remova a parte superior do tronco para que restem cerca de cinco folhas na planta. Depois que os brotos laterais formam o mesmo número de folhas, eles também são beliscados por cima. Assim, o número desejado de novas ramificações é formado. Para que a coroa seja o mais uniforme possível, os galhos que crescem paralelamente ao central (os chamados topos) devem sempre ser removidos.
Na fase de formação de uma planta jovem, é muito importante alimentá-la regularmente com fertilizantes nitrogenados, pois é esse elemento que fornece um conjunto rápido de massa verde.Importante! Ao mudar as fases da lua, você não deve se envolver em trabalhos complexos com flores para evitar problemas. Isso também se aplica ao hibisco. Você pode regar, pulverizar, mas é melhor evitar transplantes, beliscões e fertilizantes.
Corte seletivo
À medida que o arbusto se forma, os galhos mais fracos, bem como os brotos em que não há folhas vivas, devem ser removidos seletivamente. Se o ramo é muito fino, também é melhor recortá-lo, deixando um processo a partir de dois ou três internódios.
Corretivo
Para que a coroa se forme simetricamente, ela deve ser constantemente ajustada. Por exemplo, se uma planta é iluminada de maneira desigual, o número de ramos de lados diferentes pode ser desigual. É aconselhável não permitir isso. No entanto, se isso acontecer, brotos laterais excessivamente cobertos deverão ser removidos para a base.
Importante! Em casa, a rosa chinesa pode crescer por trinta anos ou mais. Para formar corretamente a coroa do arbusto, levará pelo menos três anos.
À medida que a rosa chinesa cresce, eles também se livram de brotos laterais excessivamente ramificados (primeiro no nível de dois ou três brotos e nos anos subsequentes - no nível de um rim). Os galhos laterais finos são sempre removidos, deixando os brotos mais fortes para formar a coroa.
Vídeo: Poda de hibisco
Forte
Os arbustos lançados da rosa chinesa, que perdem sua forma, se desenvolvem de maneira desigual e perdem toda a sua decoratividade, precisam de poda cardinal. Este procedimento envolve a execução de duas ações seqüenciais: primeiro, todos os galhos secos, retorcidos ou doentes são removidos. Todos os outros brotos são encurtados em dois terços do seu comprimento (isso se aplica não apenas aos ramos principais, mas também aos ramos lateral e interno).
Você precisa cortar os galhos arbitrariamente para que o comprimento dos brotos da esquerda seja diferente. O caule principal deve permanecer o mais longo, isso dará a naturalidade do arbusto.
Após esse procedimento de rejuvenescimento, a planta recebe um poderoso impulso para um novo desenvolvimento. E se você seguir a formação de novos brotos, beliscando-os a tempo, poderá obter rapidamente uma coroa decorativa muito bonita, composta por um grande número de galhos jovens e folhas frescas.
Propagação de rosas
Existem duas maneiras de cultivar hibiscos em casa:
- de sementes;
- estacas de enraizamento.
O método de propagação de uma rosa chinesa não é de todo considerado difícil. Basta comprar material de plantio, deixar as sementes de molho por 12 horas em uma solução nutritiva (produtos como Epin, Fumara, Kornevin, Zikron). Em seguida, são dispostos sobre um substrato umedecido (uma mistura de turfa e areia), derramados em pequenos recipientes e polvilhados por cima com uma fina camada do mesmo solo.Você sabe Nas ilhas de Fiji, um festival alegre e alegre dedicado ao hibisco acontece todo verão. O programa festivo consiste em vários torneios, apresentações musicais, desfiles de moda e fogos de artifício. No final da celebração, os moradores e convidados do resort escolhem a garota mais bonita e a intitulam, dando o título «Miss Hibiscus».
O procedimento é melhor realizado no final do inverno - início da primavera. Em seguida, o recipiente é coberto com um filme ou vidro e colocado em um local quente para germinação (temperatura ideal - +25 ° C). Após a emergência, o filme é removido.Para que a flor de hibisco forme sementes, é necessário polinizar as flores.Quando os brotos formam três folhas verdadeiras, elas podem ser plantadas em vasos separados. Para acelerar o processo de germinação, é recomendável pré-germinar as sementes em um ambiente úmido (por exemplo, colocar as sementes em um algodão úmido e colocá-lo em um saco plástico). Levará 4-5 dias até que uma pequena raiz apareça na semente.
A primeira floração de uma rosa chinesa cultivada por sementes pode ser esperada no terceiro ano.
O método vegetativo de criação de hibisco também não é difícil. Agindo com uma faca afiada, as estacas devem ser encurtadas para que três internódios permaneçam nelas. Em seguida, é realizado um procedimento semelhante ao plantio de sementes: as estacas são mantidas em um estimulador de crescimento e enterradas em uma mistura umedecida de turfa e areia. Os recipientes são cobertos e colocados para enraizamento em um local quente. Esse processo leva aproximadamente 30 dias.Em seguida, as plantas são transplantadas para a mistura usual de solo de hibisco para maior crescimento.Importante! Não há necessidade de procurar vendas ou coletar sementes você mesmo — basta usar brotos removidos no processo de formação ou rejuvenescimento da poda.
Controle de Pragas e Doenças
Uma das perguntas mais comuns que surgem ao cultivar uma rosa chinesa está relacionada ao motivo pelo qual a planta não floresce. Esse problema é explicado por vários motivos. Mas todos eles estão relacionados ao fato de que as condições da planta são muito diferentes das naturais. Por exemplo, uma falta de floração pode ser causada por:
- falta de iluminação;
- alta temperatura do ar (brotos de hibisco começam a se formar a uma temperatura de +15 ° C);
- rega excessiva (quando a planta sai do período adormecido e está pronta para florescer, a terra não precisa estar muito molhada - caso contrário, o arbusto começará a formar ativamente massa verde às custas da floração);
- violação das fases de desenvolvimento (se a rosa chinesa não receber um período inativo no inverno, não será formado um programa de flores para o próximo ano);
- volume muito grande do vaso (a mesma regra se aplica a todas as plantas com flores: elas devem estar um pouco aglomeradas no vaso. A planta não floresce até que o sistema radicular preencha todo o espaço do vaso);
- poda incorreta ou falta dela (a rosa chinesa coloca botões apenas nos brotos superiores; para estimular seu crescimento, os antigos devem ser constantemente encurtados);
- falta ou desequilíbrio de nutrientes no solo (isso pode ser uma deficiência de fósforo e um excesso de nitrogênio).
A planta doente é alimentada com ferro (e é melhor fazê-la não debaixo da raiz, mas pulverizando as folhas). Para esses fins, você pode usar um dos medicamentos comprovados:
- Micro-Fe;
- "Ferovit";
- Ferrilen
- "Quelato de Ferro";
- "Brexil-Fe";
- "Anticlorose."
Importante! Clorose é o nome científico da doença, expresso no amarelecimento das folhas de uma planta. É causada por uma deficiência na placa foliar da clorofila (confere às folhas uma cor verde) e ferro.
Às vezes, a rosa chinesa é atacada por pragas. Na maioria das vezes, a infecção vem de outras plantas de interior, embora o solo não tratado também possa ser uma fonte do problema. O parasita pode ser trazido para a sala pelo vento, bem como cair sobre a flor dos cabelos de um animal de estimação ou de roupas da casa.Entre as pragas mais perigosas para a rosa chinesa são frequentemente chamadas:
- pulgões;
- bainha;
- cochonilha;
- ácaro;
- tripes;
- moscas brancas.
Mas as medidas para combater todos os insetos que afetam as plantas de interior são muito semelhantes. Quando os primeiros sinais do problema aparecerem (manchas nas folhas, placas, teias de aranha, estrias grudentas), as folhas e caules da rosa chinesa devem ser cuidadosamente lavados com sabão ou álcool (ou tratados com mingau de sabão em pó e cebola / alho ralados). Certifique-se de que esta mistura não entre no solo. Se a doença progredir, a flor deve ser tratada com um medicamento especial.É melhor comprar produtos universais igualmente eficazes contra insetos e carrapatos:
- "Akarin";
- "Actellicus";
- "Actofit";
- Apollo
- Vermitek
- Fitoverm;
- "Fufanon."
Para quem não é supersticioso e não tem medo da sangrenta "flor da morte" que floresce em seu próprio quarto, essa planta ajudará a transformar um apartamento sem graça da cidade em uma ilha de uma floresta tropical real.
Comentários
Leva tempo para cultivar um arbusto grande. O hibisco se propaga por estacas não-lignificadas, então você precisa cortar as estacas apicais de 10 a 15 cm Na minha experiência, as estacas de enraizamento são melhores no solo. Todas as folhas, exceto a coroa, devem ser cortadas. Após 2-3 articulações, o pedúnculo deve ser cortado obliquamente. A terra é umedecida decentemente, depois as estacas ficam presas no chão por 3 a 5 cm e, de cima, a panela é coberta com um pote. É necessário arejar uma vez a cada 15 dias. É necessário garantir que o mofo não apareça no chão; nesse caso, é necessário remover o mofo e secar o chão ao sol sem cobrir a panela com uma jarra. O enraizamento pode levar de 2 a 4 meses.